Dom06252017

Última atualizaçãoQui, 22 Jun 2017 6pm

Esporte

Igreja

Nota de falecimento

Morre páraco que trabalhou nas cidades de Congonhas e Jeceaba

A Arquidiocese de Mariana recebeu, com pesar, nesta terça-feira, 2 de agosto, a notícia do falecimento do padre José Bosco Rezende, da paróquia São João Batista em Matipó. Ordenado em 1968, padre José Bosco foi vigário na paróquia de Nossa Senhora da Conceição na vizinha cidade de Congonhas e trabalhou por 25 anos na paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Jeceaba/MG.

O velório será nesta quarta-feira (3), a partir das 4h, na igreja de Nossa Senhora da Conceição em Jeceaba. Às 14h, o corpo será levado para sua terra natal, a comunidade de São Sebastião do Gil, distrito de Desterro de Entre Rios, onde às 15h será celebrada a missa de corpo presente e em seguida o sepultamento.

Arquidiocese de Mariana manifesta seu pesar aos familiares. Padre José Bosco foi um grande sacerdote, pastor, profeta e missionário. Que o Cristo ressuscitado lhe dê a recompensa pelo ministério que ele viveu em favor do povo e Deus.

FotoArquidiocese de Mariana / Divulgação 

Olimpíadas Estudantil

Abertura oficial em C. Lafaiete 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 03/05, no ginásio da E.E. Narciso de Queirós, a abertura dos XX Jogos escolares. Os atletas foram recepcionados pelo Prefeito Mário Marcus, Vice Prefeito Dr Marco Antônio, Vereador José Lúcio representando a Câmara, Secretário de Educação e Esportes Moisés Matias, Superintende de Ensino Maria de Lurdes Reis e do diretor da E.E Narciso de Queiróz Gleidson da Silva Pinheiro.

O Prefeito Mário Marcus destacou a importância do esporte na formação do jovem e ainda o papel do poder público em apoiar as ações para o fomento do esporte.

O Vice Dr Marco Antônio, parabenizou às escolas participantes e aos alunos pelo entusiasmo na competição.
O Secretário de Educação Moisés Matias e a Superintende de Ensino Maria de Lurdes destacaram a parceria entre Município e Estado para a realização dos jogos.

O Juramento dos Jogos foi feito pela aluna Alice Fernanda Correia Costa da E.M Nilce Moreira.

Neste ano 1200 alunos/atletas, de 22 escolas Municipais, Estaduais e Particulares, disputarão os jogos das seguintes modalidades: Futsal, Handebol, Vôlei e Basquete e Xadrez divididos nas categorias Módulo I (infantil na idade de 12 a 14 anos) e Módulo II (juvenil de 15 a l7 anos) nos naipes Masculino e Feminino sob a coordenação de 60 profissionais.

Os Jogos Escolares de Conselheiro Lafaiete e um dos maiores eventos esportivos do Estado de Minas Gerais. As disputas acontecerão na Escola Estadual Narciso de Queirós, Escola Estadual Monsenhor Horta e na Escola Municipal Nilce Moreira.

Foto: PMCL / A Tocha com a chama dos Jogos foi conduzida pelo atleta Guilherme Augusto de Oliveira, da E.E Monsenhor Horta

Esporte

Está chegando a hora

Início da Copa Verão de Futsal.

O início da 15ª Copa Verão de Futsal Infanto-juvenil acontece na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro. A comissão organizadora do evento definiu pela mudança da data da primeira rodada, anteriormente prevista para o dia 4. A Copa é dividida nas categorias Sub-16 e Sub-18 masculinas e na Copa Verão Feminina, com participação de 30 equipes.

Esta é uma das principais competições de futsal de Congonhas e é organizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria M. de Esporte e Lazer. A edição 2017 do torneio volta a ser realizada no Poliesportivo Central, que passou por obras e agora é um ginásio moderno e confortável. Em 2016, o Ginásio do Dom Oscar, que também foi reconstruído, recebeu o torneio.

Equipes participantes:
Sub-16: Red Bull Futsal, Itacolomy, Spurs, Spv Alvorada, Glicose, Sport Futsal, Bulls e Bangu E.C.
Sub-18: Glicose, Sport Futsal, Galáticos, K.Ô, Gunners, Caxa Baxa, Velez, Fanáticos, Shakthar, Elite, Olímpico, Velotrol, Red Bull Futsal, Jacaloucos, The Cat’s United e Porto e Elite.
Feminino: Sport Futsal, Glicose, SPV Alvorada, Far Play e Red Bull Futsal.

Foto: Secom/ PMC

Futebol

Prefeitura e CSN

Pela  busca de novos talentos.

Uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), e a CSN Mineração abre as portas de dois clubes profissionais para a nova geração de jogadores de futebol de Congonhas. As comissões técnicas das categorias de base do Osasco Audax, de São Paulo, e do Volta Redonda Futebol Clube, do Rio de Janeiro, estarão na cidade, neste domingo (30 de abril) – véspera do Dia do Trabalhador –, com objetivo de realizarem a captação de talentos Sub-15 (nascidos em 2002 e 2003), Sub17 (nascidos em 2000 e 2001) e Sub20 (nascidos em 1998 e 1999).

Os testes ocorrerão nos campos de futebol do Joaquim Murtinho nas categorias (Sub-17 e Sub-20) e do Astra na categoria (Sub-15) de 8 horas às 17 horas. Os jogadores serão observados em jogos entre todas as equipes das escolinhas de Congonhas para que possa haver a captação dos que apresentarem condições de seguirem carreira no futebol profissional, de acordo com a avaliação dos especialistas.

O acordo foi firmado, na quarta-feira, 19, entre o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura, José Lúcio de Castro, o Diretor da pasta, Rodrigo Lorran, e os responsáveis pelas relações institucionais da empresa mineradora em Congonhas, Marcelo Matos e Camila Fernandes.

Interessados devem procurar as diretorias do Bangu, de Joaquim Murtinho (Eduardo Nereu – cel. 9.9175-9186), do Fox Congonhas (Galo – 9.9996-7021), e do Astra (Juninho – 9.9614-4223), com antecedência.
Mas a relação com o Osasco Audax, que tem a CSN como patrocinador de suas categorias de base, e o Volta Redonda, que conta com a empresa mineradora como seu patrocinador máster, não para por aí.

Assim que os treinadores das equipes amadoras de Congonhas identificarem algum atleta em condições de se tornar profissional, este será encaminhado para um dos dois clubes profissionais. Além disso, os próprios técnicos dos times congonhenses poderão fazer intercâmbio com as comissões técnicas destas duas agremiações, com todas as despesas pagas pela empresa mineradora.

Mais informações na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, situada no Ginásio Poliesportivo Municipal, no bairro Praia, ou pelo telefone 3731-4374.

Foto: Por Secom/ PMC 

Gil Mineiro

Atleta lafaietense de bola cheia

Após destaque no nordeste, lateral agora irá atuar em time da região sul do país.

De Conselheiro Lafaiete/MG para todo Brasil. Este é o atual lema do atleta de futebol Gil Mineiro; o volante que também atua como lateral-direito foi destaque no futebol sergipano guando em 2012, defendeu o Sergipe, na Copa Governo do Estado.

O atleta que já passou temporadas pelo Náutico, Interporto, Sampaio Corrêa, Salgueiro e Ceará. Agora em 2017, Gilberto Elias Santiago de 26 anos, com 1,76 m e 76 Kg, veste a camisa do Veranópolis Esporte Clube (VEC), time que disputa a serie A do Gaúchão. A equipe do jornal www.estadoatual deseja boa sorte e muitos gols para o atleta da terra.

Foto: Rede Social/ O lafaietense Gil Mineiro veste agora a camisa do time gaúcho do Veranópolis Esporte Clube

JIMI 2017

Esporte em alta

Atletas de C. Lafaiete se preparam para o evento

As equipes que representaram Conselheiro Lafaiete nos Jogos do Interior de Minas Gerais – JIMI 2017 e outras competições que ocorreram no ano de 2017 estão a todo vapor nos treinamentos.

Foi iniciado no mês de março, os treinamentos das equipes de handebol feminino, handebol masculino, futsal feminino, futsal masculino, basquete feminino e basquete masculino. As equipes se preparam principalmente para a disputa da Etapa Microrregional dos Jogos do Interior de Minas Gerais – JIMI 2017 que ocorrerá na cidade de Cataguases, no período de 14 a 18 de junho.

Após ter ficado fora em 2016, às equipes da cidade estarão de volta ao cenário esportivo regional e estadual. Os técnicos que foram aprovados em Processo Seletivo, estão optando por mesclar atletas mais jovens com alguns já mais experientes, a fim de proporcionar experiência aos mais jovens e manter a renovação das equipes.

Já estão agendados para o próximo mês, amistosos com equipes da região e a participação em Torneios para dar ritmo de jogo aos atletas. Quem possui a partir de 16 anos e quer fazer um treino teste para participar de uma das seleções, deve entrar em contato através do telefone 3769-1574.

Abertas inscrições para a XX Olimpíada Escolar
Estão abertas as inscrições da XX Olimpíada Escolar de Conselheiro Lafaiete, válida pela Fase Municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2017. As inscrições podem ser realizadas de 27 de março a 12 de abril na Sede da Secretaria Municipal de Educação.

Os jogos acontecerão de 02 a 06 de maio e serão realizados pelas Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e pela Superintendência Regional de Ensino. Poderão participar as escolas das redes pública, estadual e particular de ensino de Conselheiro Lafaiete. A etapa municipal terá competições de futsal, vôlei, handebol e basquete nos módulos I e II nos naipes feminino e masculino. Este ano o módulo I será composto por alunos/atletas nascidos em 2003, 2004 e 2005 e no módulo II alunos/atletas nascidos em 2000, 2001 e 2002.

As seletivas das outras modalidades serão realizadas posteriormente.
Os alunos interessados em participar da competição, devem procurar a secretaria da sua escola ou o seu professor de educação física.

Handebol
Projeto Meninos de Queluz
O Projeto Meninos de Queluz oferece iniciação esportiva de Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol. O projeto já teve seu início nas escolas municipais Professor “Doriol Beato”, “Jair Noronha”, “Napoleão Reis”, “Marinho Fernandes” e “Luís Carlos Gomes Beato”. O time de handebol da Escola Municipal Napoleão Reis já realizou amistoso contra a Escola Estadual Narciso de Queiróz.

No último fim de semana as alunas da Escola Municipal Professor Doriol Beato que participam das atividades de vôlei do Projeto Meninos de Queluz foram campeãs, na categoria sub – 15 dos Jogos Abertos de Barroso.
Até o fim do mês, devem iniciar – se os núcleos das escolas municipais “Dr. Rui Pena” – CAIC e “Professora Nilce Moreira”. Os alunos que quiserem participar do Projeto devem procurar a direção de sua escola.

Governo de Minas Gerais abre as inscrições para o JEMG 2017

Municípios devem ficar atentos às datas das microrregionais para saberem quando termina prazo para garantir a participação nos Jogos

Estão abertas as inscrições para os municípios interessados em participar da edição 2017 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizado pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e de Educação (SEE).

As inscrições podem ser feitas no site do JEMG e cada cidade deve consultar a data de execução de sua microrregional para saber quando o prazo para garantir sua presença na competição se encerra.

Para facilitar o processo de inscrição no evento, está disponível também no site o passo a passo que orienta sobre o uso do sistema dos Jogos.

Calendário

Ainda nesta terça-feira, foi divulgado o Cronograma de Execução do JEMG 2017. No documento, constam todas as datas de execução das etapas, bem como o período em que poderão ser feitas as inscrições das escolas e alunos para participação na competição.

Neste ano, a fase microrregional será executada em sete semanas, entre 1º de maio e 18 de junho. De 10 a 15 de julho, serão realizadas as etapas regionais em seis cidades-sede. A última fase da competição, a estadual, acontece de 31 de julho a 05 de agosto com modalidades individuais, coletivas e paralímpicas.

Os campeões estaduais do JEMG representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional.

Foto: Assessoria de Comunicação / PMCL - Time da Escola Doriol Beato, que representa a cidade e vem mostrando força nas competições

JEMG 2017

Jogos Estudantis de Minas Gerais

Municípios já podem se candidatar para sediar as etapas. Cadernos de encargos para etapas microrregional e regional dos dois programas já estão disponíveis para candidaturas a cidades-sede.

Na segunda-feira (24/10), a Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), divulgaram os projetos de sediamento das etapas microrregional e regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2017.

A cidade interessada em receber alguma das fases dos Jogos deve preencher os formulários, disponíveis no site da competição, com informações sobre a infraestrutura do município, locais de realização das reuniões técnicas, ginásios disponíveis, serviços médicos, restaurantes, hotéis, alojamentos, entre outras.

Depois de preenchidos, os projetos de sediamento deverão ser enviados para a sede da FEEMG, localizada na Rua Boaventura, nº 754, bairro Indaiá, Belo Horizonte/MG, CEP: 31.270-020.

Em Lavras, sede da etapa estadual do JEMG em 2016, o evento foi visto como positivo pelo representante da competição na cidade, Alexandre Belo. “Durante as disputas, a economia de Lavras foi movimentada em diversos setores, como hotelaria, alimentação e transporte”, destacou.

Jogos de Minas Gerais

Também promovidos pela SEESP, os Jogos de Minas Gerais – programa que contempla atletas e paratletas vinculados às Federações Esportivas Mineiras – também tiveram os Cadernos de Encargos das etapas microrregional e regional publicados na última sexta-feira (21/10). As cidades que quiserem receber a competição devem preencher os formulários, disponíveis no site, e encaminhá-los à Superintendência de Programas Esportivos da SEESP no endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 – Prédio Minas - 8º andar, Belo Horizonte/MG.

Diferente do JEMG, os Jogos de Minas Gerais possuem prazo para a entrega dos documentos, que vai até 20 de dezembro. Saiba mais aqui.

Repasse anual do ICMS esportivo

O sediamento por parte de um município de qualquer uma das etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais ou dosa Jogos de Minas Gerais 2017 é um dos critérios para definição do valor do repasse anual do ICMS Solidário – Critério Esportes. O cumprimento do projeto de sediamento será avaliado em campo pela SEESP em todas as fases de execução do evento.

Endereço para envio dos documentos:
Jogos de Minas:
Diretoria de Eventos Esportivos
Secretaria de Estado de Esportes
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 – Prédio Minas - 8º andar – Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG, CEP: 31.630-901.

JEMG:
FEEMG
Rua Boaventura, nº 754, bairro Indaiá, Belo Horizonte/MG, CEP: 31.270-020

Foto: Divulgação 

“Peneirada”

Sonhando em ser jogador?

Uma oportunidade para você acontecer como atleta de futebol profissional.

O caminho pode começar com uma oportunidade de ser visto. No próximo sábado, (25/2), a partir das 8 horas, haverá um teste para os apaixonados pelo futebol.

A seletiva é para atletas nascidos entre 1999 a 2005 acontece no estádio municipal da cidade de Senhora de Oliveira/MG, organizado por uma equipe do Centro Brasil de Futebol, núcleo de formação oficial do Cruzeiro Esporte Clube.

Maiores informações
(31) 9 8323 6798

Foto: Ilustração / Divulgação Ag. Depositphotos

Bola mucha

Futebol e morte

Durante partida amadora, uma briga termina em assassinato.

Na tarde de domingo (17/7), no campo do Botafogo em Conselheiro Lafaiete/MG numa partida de futebol de várzea entre os times do bairro Rochedo e Sion/São Gonçalo, o improvável aconteceu.

Após a marcação de uma falta, uma briga generalizada, mas a partida continuou normalmente entre ofensas e desentendimentos. Ao apito final do juiz, novas provocações e o jogador Marcos Dutra (21), morador do bairro São Gonçalo, foi esfaqueado com golpe no tórax; o ferimento causou intensa hemorragia e mesmo sendo socorrido pelos militares dos Bombeiros, Marcos não resistiu e faleceu durante atendimento médico no Hospital e Maternidade São José.

Foto: Ilustração / Divulgação Internet - Conforme apuração da PM, o suspeito de 32 anos ainda continua sendo procurado

Sub-categorias