Busca

Um helicóptero e dezenas de viaturas numa varredura de ar e terra.

terça-feira, 10 de julho de 2018 às 09:18 - por, redacao.

Ação policial


Operação apurou ações criminosas na região de Conselheiro Lafaiete.


Na manhã desta segunda-feira (9/7), com o apoio de uma aeronave, equipes de agentes da polícia civil e militar de Conselheiro Lafaiete/MG desencadearam uma operação denominada “Vendetta”
Com apoio de uma aeronave e dezenas de viaturas foram realizados monitoramento nos bairros JK, Paulo VI, São João, Santuário entre outros. Conforme determinação para divulgação, o Delegado-Geral Alexandre Frederico informou que a ação foi realizada com apoio da PM e buscou dar cumprimento a aproximadamente 60 mandados, entre prisões de buscas e apreensões, fazendo acontecer a “Operação Vendetta”; no geral, a ação contou com a participação de 180 policiais civis e militares, e apoio de aproximadamente 60 viaturas das Polícias Civil e Militar, uma aeronave da Polícia Civil, e participação das Delegacias Regionais de Barbacena e São João del Rei .

Foram realizados 30 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de prisão, sendo que alguns dos suspeitos presos tiveram a prisão decretada em mais de uma investigação, entre eles líderes da organização criminosa em apuração. No total apreendidas, duas armas de fogo e munições, nove quilos de maconha, duzentas pedras de crack, vários papelotes de cocaína, quantia em dinheiro, veículos, celulares, notebooks e documentos relacionados à prática de crimes.

A operação denominada “Vendetta” se refere a ações motivadas por vingança envolvendo organização criminosa. A escolha do nome levou em consideração o fato de que em alguns crimes praticados pela organização foram utilizadas máscaras do filme V de Vingança. Há aproximadamente quatro meses, a Polícia Civil de Minas Gerais, iniciou investigações para apuração, inicialmente, de crimes de homicídios consumados e tentados, ocorridos entre os anos de 2017 e 2018, na cidade de Conselheiro Lafaiete e região, que tinham em comum a forma violenta de execução, com emprego de armas de fogo, que ocasionaram temor e insegurança na população.

Iniciadas as apurações foi constatada a existência de uma organização criminosa, cuja real extensão foi possível verificar com o avanço das investigações. A organização criminosa, inicialmente radicada no bairro São Dimas, identificada pelo acrônimo “SD”, é liderada por dois irmãos já identificados, com atuação em toda a cidade de Conselheiro Lafaiete e região, com envolvimento em, pelo menos, seis crimes de homicídios (consumados e tentados) e delitos contra o patrimônio, incluindo receptação de veículos roubados, com o objetivo de fomentar a atividade principal, o tráfico de entorpecentes, com o levantamento de valores para a compra de armas, drogas e outras necessidades do grupo.

A divisão informal de tarefas, típica de agrupamentos ilícitos, indica que os líderes da organização criminosa estão aliados com outras organizações criminosas atuantes em outras áreas da cidade e região, além do vínculo com organizações criminosas de outras regiões e estados, inclusive com indivíduos com conexões no “PCC”, sendo que um deles teve a prisão decretada no curso da investigação.
Restou apurado que a principal motivação dos crimes contra a vida é a disputa por tráfico, proveniente de desavenças banais e a retaliação a possíveis testemunhas e delatores. Entre os crimes praticados pela organização criminosa se encontram, pelo menos, quatro homicídios consumados e dois tentados. A organização também está envolvida em resgate de um preso na “APAC” local. É importante ressaltar a pronta resposta do Ministério Público e Poder Judiciário da comarca às demandas apresentadas pela Polícia Civil, o que contribuiu para o êxito das investigações.