Busca

Dia de Finados em Conselheiro Lafaiete

quinta-feira, 02 de novembro de 2017 às 13:09 - por, redacao.

Acompanhe


Uma grande movimentação no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.


O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finada” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu. Neste feriado de quinta-feira (2/11) a celebração e homenagens acontecem nos três cemitérios da cidade com celebrações de missas em diversos horários diferenciados.

Confira a programação da cidade.

Cemitério Vale do Ipê,  localizado na rua Amintas Junqueira nº 44,bairro Santa Efigênia, visitação de 8h às 17h. Também estará funcionando o escritório administrativo neste período, com intervalo para almoço de 11h30 as 13h. Haverá celebração de missa na capela localizada no interior do local, às 10 horas pelo padre Marcos Macário Mendes. Mais informações: 3769 2511.

Cemitério Jardim do Éden, localizado na rodovia 482, bairro Almeidas, o funcionamento será das 6h às 18h, com missa prevista para ocorrer às 8h.  O telefone de contato é o 3763 7455.

Cemitério Nossa Senhora da Conceição, rua Monsenhor Horta, bairro Queluz, o funcionamento será de 7h30 às 18h. Três missas serão celebradas: Às 9h, 11h e 14h. Mais informações pelo telefone 3763 1635.

CURIOSIDADES

Dia de Finados: o que significa e por que é celebrado em 2 de novembro?

No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério. No México, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram Três dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles.

De forma geral, os mexicanos acreditam que as almas dos que já se foram visitam seus parentes nessa data e é costume também ter alteres decorados dentro de casa. Eles os enfeitam com flores, caveiras de papel machê, retratos das pessoas mortas e pequenas oferendas.

 Por que em 2 de novembro?

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o Século II, ao que tudo indica já se tem indícios de cristão que rezavam por seu falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram. Aos poucos, então, a Igreja foi aderindo ao costume e no Século V já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas.