Busca

Centro de Referência da Mulher - CRM, realizou uma passeata silenciosa

segunda-feira, 15 de agosto de 2022 às 13:03 - por, redacao.

Agosto Lilás em Congonhas


Campanha chamou atenção para importância de denunciar violência contra a mulher.


Em comemoração pelos 16 anos da Lei Maria da Penha, e para reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres, a campanha Agosto Lilás traz como tema “Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”. A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), realiza diversas intervenções durante o mês para tratar deste tema de extrema relevância para a sociedade.

Na última semana, o Centro de Referência da Mulher (CRM), através da Diretoria de Direitos Humanos, realizou uma passeata silenciosa em busca da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A manifestação teve início no Ginásio Poliesportivo Central e seguiu até a Praça JK. Com cartazes, faixas, camisas, folhetos e laços foi feito um alerta para que as mulheres vítimas da violência não se calem e façam a denúncia.

Segundo a coordenadora do CRM e assistente social, Débora Nunes Abreu, explicou que “a luta pelo fim da violência contra a mulher é de responsabilidade de todos, por isso hoje tivemos educação, saúde, assistência social e segurança pública nas ruas, chamando a atenção em silêncio, como propôs Maradlai, recepcionista do CRM”.

De acordo com os dados levantados pela SEDAS, em Congonhas, 71 mulheres em 2021 procuraram o serviço de assistência. Foram 545 atendimentos da equipe técnica e 85 casos até junho de 2022, com 423 atendimentos da equipe. Em 98% das situações há relação com violência psicológica, 95% violência física e em torno de 30% estão presentes violência sexual, patrimonial e/ou moral.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita nas Delegacias de Polícia Civil e Militar, inclusive para registro do boletim de ocorrência. O contato também pode ser feito pelo Disque 180 ou no Centro de Referência da Mulher que conta com duas recepcionistas, coordenação e uma equipe técnica composta por uma assistente social, duas psicólogas e uma terapeuta ocupacional. O horário de atendimento é de 8h às 16h.

Você não está sozinha! O CRM está localizado na rua Antônio Andrade de Freitas, 3, Centro. Mais informações pelo telefone 3731-4428.

Fotos & Texto: Raphael Dias – Assessoria de Comunicação PMC