Busca

Município de Congonhas e ANM realizam monitoramento constante

quarta-feira, 27 de novembro de 2019 às 11:49 - por, admin.

Após tremor


Barragens da CSN e Vale são alvos de uma maior observação.


A Defesa Civil de Minas Gerais e Agência Nacional de Mineração (ANM) realizaram novas inspeções no complexo “Casa de Pedra”, empresa da CSN, em Congonhas. A constante monitoração acontece em razão do tremor de terra, ocorrida na noite da última segunda-feira (25/11) ocorrida na cidade.

Relembre: http:// https://estadoatual.com.br/policia/bombeiros/tremor-de-terra/

Em observância com diversos equipamentos instalados na barragem, nada foi encontrado de anormalidade nas estruturas das barragens da CSN e Vale (na Mina de Fábrica, que fica na região rural de Ouro Preto).

Não foi possível realizar inspeções presenciais nas barragens, pois as estruturas estão interditadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em razão de se encontrarem em nível 3 de emergência (risco iminente de rompimento).

Dessa forma, foi feita uma reunião com os técnicos da ANM, geotécnicos da Vale, representantes do Núcleo de Crimes Ambientais do Ministério Público (MP), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) de Congonhas e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG/COMAVE). Diante da leitura de alguns aparelhos instalados, foi percebido que o abalo sismo na região, não afetou a estrutura das barragens. Diante de uma inspeção visual, por meio de VANT (“Veículo Aéreo Não Tripulado – Drones), não foi apontado nenhuma anomalia visual nas estruturas.

“Ao final da reunião, a ANM recomendou, que as empresas CSN e Vale, devem a partir de agora, realizar um monitoramento constante das estruturas e  os relatórios sejam repassados para  Agência Nacional de Mineração (ANM)”.

Fonte e fotos: Defesa Civil de Minas Gerais.