Busca

Basílica de Congonhas recebe pintura externa

terça-feira, 06 de março de 2018 às 11:36 - por, redacao.

Arte arquitetônica e Fé


Elementos artísticos no interior do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos passam por restauro custeado pelo governo.


Torres laterais da basílica do século XVIII começam a serem pintadas com recursos da própria paróquia, as obras estão recendo um acompanhamento técnico do Iphan. O local recebe visitantes brasileiros e estrangeiros, agora um tom quase dourado irá destacar a fachada do templo reconhecido como patrimônio cultural mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) coberto por andaimes a nova etapa de restauração deve receber uma pintura completa tendo como inicios as torres . Conforme a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra completa de restauração deverá ser entregue ainda neste semestre.

Investimento de valores estratosféricos

O restauro interno (elementos artísticos integrados) tem recursos do governo federal. Os técnicos do Iphan informam que estão sendo investidos R$ 2,26 milhões, contemplando serviços nos 39 painéis (somando os da capela-mor, nave, coro e sacristia), balaustrada do coro e da nave, pilastras, pias, púlpitos, retábulos, arco do cruzeiro, forros, mesa do altar, Cruz Feliciano Mendes, entre outros.

A “cidade dos profetas”, como Congonhas é chamada, foi um dos municípios brasileiros contemplados no PAC Cidades Históricas, do governo federal, que já concluiu três outras obras no local: restauração da Igreja do Rosário, requalificação urbanística da Alameda Cidade Matosinhos de Portugal e Restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, somando investimentos de mais de R$ 4,6 milhões na cidade.

Além das intervenções, também está em execução a implantação do Parque da Romaria e o restauro da basílica, sendo as duas integrantes do PAC, mas parte do Agora é Avançar – “projeto focado na retomada de obras em todo o país, que vem executando 61 obras destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras, realizadas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan”.

 

Foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS / A luz do fim de tarde imprime ainda mais beleza ao Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e aos 12 profetas esculpidos por Antônio Francisco Lisboa