Busca

Transporte coletivo

quarta-feira, 21 de agosto de 2019 às 20:03 - por, redacao.

Cidade


Cidade deve receber nova frota


Conselheiro Lafaiete/MG, em breve, viverá uma nova era no transporte coletivo, a atual empresa Viação Presidente deve ter sua frota substituída para reformular o sistema de transporte público.

A venda da empresa foi confirmada de forma oficial pelo gerente Luiz Carlos Beato, na segunda-feira (19/8), durante a reunião da Famocol (Federação das Associações de Moradores de Lafaiete), realizada no Solar do Barão do Suaçuí.

Segundo ele, a empresa foi vendida a um empresário de Conselheiro Lafaiete e outro que é o prefeito da cidade de Santos Dumont/MG, Betinho de Azevedo.

Durante encontro com os presidentes dos bairros, o representante da Viação Presidente apresentou mudanças com a chegada da nova empresa e ouviu sugestões das lideranças comunitárias.

Uma das mudanças, segundo Luiz Carlos, já teve início nesta segunda-feira com o fim do cartão do idoso, agora, o usuário do terá que apresentar a carteira de identidade antes de embarcar no coletivo.

De acordo com o gerente este processo coíbe a utilização do cartão de gratuidade para idosos por terceiros de forma indevida o que tem gerado prejuízos para a empresa. Luiz Carlos afirmou que só no mês de maio foram mais de 200 mil usuários usando o cartão de gratuidade gerando um custo de R$ 600 mil para a empresa. Sem citar nomes, ele comentou que um passageiro utilizou os ônibus coletivos gratuitamente 29 vezes em um único dia.  

Outra novidade que já pode ser observada na cidade é a recuperação dos abrigos de passageiros. Até o momento 16 abrigos já foram recuperados em parceria com empresas da cidade. Até o fim do ano, a previsão é que 97 abrigos sejam recuperados. Mais 30 novas coberturas serão instalados até março de 2020. Há mais de 10 anos não se recuperava abrigos de passageiros, segundo Luiz Carlos.

A mudança mais aguardada pela população é a renovação da frota de ônibus. A nova empresa deverá colocar em circulação 32 novos veículos em um prazo de 60 a 90 dias. A nova empresa também vai prestigiar os empresários da cidade no que se refere à manutenção e compra de peças para os veículos

A má condição das ruas de Conselheiro Lafaiete foi apontada por Luiz Carlos com um dos problemas enfrentados pela empresa e cobrou manutenção das vias do poder executivo.