Busca

Fique atento aos avisos e recomendações

terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 12:21 - por, admin.

Dia de Finados


Acompanhe as normas dos cemitérios em Conselheiro Lafaiete


Cemitério Nossa Senhora da Conceição

No local (Monsenhor Horta, bairro Rosário) estão agendadas três missas: às 8h30, às 11h e às 15h. O horário de funcionamento permanecerá o habitual: das 08h às 17h. O Também não há restrições para os visitantes por parte da administração.

 No Jardim do Éden
No cemitério Jardim do Éden, localizado na rodovia 482 no km 02, o horário de funcionamento será de 6h às 18h, a missa acontece às 8h, não há restrições para os visitantes, por parte da administração.

No cemitério Vale do Ipê funcionamento será das 7 às 17 horas  

MISSA: Conforme deliberação do Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, responsável pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, haverá missa na Capela Dom Daniel Tavares Baeta Neves, nas dependências do cemitério.

A CELEBRAÇÃO OCORRERÁ ÀS 10h00.

TRÂNSITO:  NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA DE VEÍCULOS NO INTERIOR DO CEMITÉRIO MUNICIPAL

Essa medida visa melhorar o acesso e o fluxo de visitantes, evitando aglomerações e engarrafamentos. Agentes de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar estarão presentes para garantir a ordem e o cumprimento da medida. Recomenda-se aos visitantes que estacionem seus veículos na Praça do Cristo Redentor ou na avenida do bairro Ouro Verde, próximas ao Cemitério Municipal.

VELÁRIO: A FIM DE EVITAR AGLOMERAÇÕES, NÃO HAVERÁ FUNCIONAMENTO.

FLORES: Fica permitida a colocação de flores (natural ou artificial), sendo vedado o plantio. Vasos, recipientes e demais objetos que possam acumular água, não serão permitidos.  

VENDEDORES/FLORISTAS: A comercialização previamente autorizada será feita fora das dependências do cemitério. Da mesma forma, fica proibida propaganda de qualquer natureza no interior do cemitério. Durante todos os dias serão intensificados os procedimentos de limpeza e desinfecção de áreas de uso comum, como banheiros e bebedouros, além da disponibilização de álcool 70% e sabão líquido em alguns pontos do cemitério.

Finados: o que significa e por que

é celebrado em 2 de novembro?

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu. No Brasil o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério ou em templos religiosos.

Em outros países, há outros costumes. No México, por exemplo, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram 3 dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles. De forma geral, os mexicanos acreditam que as almas dos que já se foram visitam seus parentes nessa data e é costume também ter altares decorados dentro de casa. Eles os enfeitam com flores, caveiras de papel machê, retratos das pessoas mortas e pequenas oferendas.

Por que em 2 de novembro?

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século X e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação. Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século II, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristão que rezavam por seu falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.

Aos poucos, então, a Igreja foi aderindo ao costume e no século V já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas. Mas, a escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século XIII. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

Dia de Finados e outras religiões

Esse tipo de culto aos mortos não é uma exclusividade do catolicismo. Quase todas as religiões, desde a pré-história, contam com um dia específico dedicado à memória dos mortos. Os Celtas, por exemplo, por acreditarem na continuação da vida após a morte, reuniam-se em suas casas no dia 1º de novembro para homenagear e evocar os que já partiram. Nos países de religião budista, como na Tailândia, os mortos também são homenageados até hoje por meio de procissões, música e desfiles de máscaras. No Japão, por outro lado, é costume fazer uma oferenda de arroz e algas para que as almas dos mortos sejam alimentadas. No caso do protestantismo, no entanto, a data não é comemorada. Os protestantes não acreditam na existência do purgatório, como a Igreja Católica, e não têm o hábito de orar pelos mortos.