Busca

Guarda Civil Municipal de Barbacena vai adquirir equipamentos de uso controlado

quinta-feira, 04 de Janeiro de 2018 às 17:23 - por, redacao.

Exército autoriza


Expectativa agora é pelo lançamento de edital nos primeiros meses de 2018, segundo comandante.


Fonte- G1

O Exército autorizou a Guarda Civil Municipal de Barbacena a adquirir e utilizar equipamentos não letais no desempenho das funções. A Prefeitura anunciou a autorização nesta quinta-feira (28). Em entrevista ao G1, o comandante Itamar de Souza Júnior explicou o motivo da solicitação e as providências em andamento. “A Lei Federal 13.022, o estatuto geral das guardas municipais, determina que os efetivos deverão estar armados, com equipamento de uso controlado e não letal, conforme o Estatuto do Desarmamento. Como Barbacena ainda não tinha o armamento, solicitamos a autorização do Exército, que liberou a documentação de uso dos novos equipamentos operacionais: o dispositivo elétrico não-letal Spark (usado para dar choque) e o spray de pimenta”, disse.

O comando recebeu a aprovação na última semana, em encaminhamento da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. Segundo ele, está em fase de finalização o edital, para que seja realizada a licitação para compra do equipamento para os 82 guardas municipais. “A expectativa é de lançar este edital nos primeiros meses de 2018. Todo o efetivo passará por testes psicológicos e treinamento. Com isso, os guardas municipais estarão protegidos e equipados e esperamos concluir todo o processo no próximo ano”.

O comandante ressaltou que a guarda municipal possui um grupamento especial de cães e que trabalha com ronda, proteção e patrulhamento preventivo de patrimônio, tanto no Centro, quanto em praças nos Bairros e no Terminal Rodoviário. Em dezembro, o efetivo trabalhou de forma integrada com os órgãos de segurança pública, na Operação Natalina. Para garantir segurança nos principais corredores do comércio, houve reforço no patrulhamento preventivo, à pé e motorizado.