Busca

Cidades de Congonhas (Foto), Jeceaba e Belo Vale, já estão sob alerta de enchentes

sexta-feira, 07 de janeiro de 2022 às 16:36 - por, admin.

Fortes chuvas na região


Defesa Civil e Bombeiros Militares em alerta para o combate de possíveis tragédias.


Desde o princípio do ano a Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e região vem atuando de forma preventiva com a finalidade de mitigar os riscos e danos aos cidadãos por conta das fortes chuvas ocorridas neste período.

De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social de Conselheiro Lafaiete, Rolff Ferraz, neste período chuvoso os trabalhos são intensificados, inclusive com atuações em conjunto com o Corpo de Bombeiros, sempre com o propósito de salvaguardar a integridade dos cidadãos.

Conforme a autoridade é importante relembrar cuidado extremo nas áreas de riscos, a fim de reduzir ou mesmo evitar a sua exposição a condições adversas. Vale lembrar que para receber comunicados da Defesa Civil, basta que o cidadão envie SMS com o CEP da sua região para o número 40199.

Em Congonhas

Moradores da cidade dos profetas, tem entrado em contato com a redação do JORNAL ESTADOATAUL para relatar o já princípio de enchentes no município. Neste momento, (tarde de sexta-feira -7/11), o bairro Jardim Profeta já se encontra alagado. O Parque das Cachoeiras, também registra transbordamento de água devido ao aumento de volume, numa cachoeira existente na cabeceira. O rio Santo Antônio que corta a cidade, já registra um possível transbordamento caso as chuvas não pararem, nas próximas horas. Em caso de emergência a Defesa Civil atende pelos telefones 3731-4133 e 199 ou ainda pelo 98476-5045 (WhatsApp).

Neste momento (15h52)

Atenção condutores! A Diretoria de Trânsito e a Guarda Civil Municipal, informa que devido ao transbordamento do córrego Macaquinhos na altura do Km612 da BR 040, nesta sexta-feira (7), as vias de acesso ao bairro Jardim Profeta, sob o viaduto da rodovia interditadas temporariamente. Recomenda-se que os condutores redobrem a atenção e os cuidados ao transitarem por aquela localidade e ao acessarem o bairro.

COMUNICADO OFICIAL DA PREFEITURA DE CONGONHAS

“Atendendo a um pedido do prefeito Cláudio Antônio de Souza, a Prefeitura de Congonhas montou uma força-tarefa para monitoramento, prevenção e resposta rápida a possíveis perdas e prejuízos causados pelas fortes chuvas que vêm atingindo todo o Estado durante a semana.

Representantes das Secretarias de Governo, Saúde, Obras, Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública e Defesa Civil e Social, Desenvolvimento e Assistência Social, Planejamento, Chefia de Gabinete, da Procuradoria-Geral e da FUMCULT, além da Assessoria de Comunicação estão mobilizados e trabalhando intensamente, no monitoramento de áreas de risco e inundações e também de olho no nível dos rios Maranhão e Paraopeba.  

Estão sendo tomadas ações preventivas para que os danos sejam os menores possíveis, tanto humanos quanto materiais. O pensamento de todos é que não seja necessário, mas caso seja preciso, espaços para acolhimento de desabrigados, com total amparo e atenção já estão sendo preparados. O sistema de saúde da cidade também se encontra preparado para qualquer atendimento emergencial. A Prefeitura tem um plano de contingência montado para possíveis acolhimentos, com suporte de alimentação e material de higiene.

A Prefeitura também esclarece que esteve na principal barragem da cidade, e que a empresa responsável segue fazendo o monitoramento sem maiores ocorrências. É importante lembrar também que não houve disparo de alarme por parte de nenhuma mineradora que atua em Congonhas nesta sexta-feira (7).

Independente de tudo, é necessário que a população permaneça atenta e seguindo todas as orientações da Defesa Civil. Trabalhando juntos, vamos superar este momento difícil em nosso município.”

Em caso de necessidade, ligue 3731-4133 ou 199 ou ainda 98476-5045 este telefone funciona como WhatsApp 24h por dia.

Previsão Meteorológica para as próximas 24 horas preocupa moradores da região.

Nesta sexta-feira (7/1), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo muito instável com ocorrência de pancadas de chuva, por vezes fortes, em praticamente todas as regiões do estado de Minas Gerais. Tal
situação de instabilidade meteorológica se deve ao primeiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS do ano de 2022, sistema
meteorológico que tem como característica proporcionar chuva moderada a forte por dias consecutivos resultando em um acentuado volume de
precipitação. As temperaturas devem sofrer um declínio nos próximos dias, sobretudo, no Sul, Centro e Zona da Mata mineira.

Até o próximo fim de semana, um volume de chuva expressivo é previsto na capital mineira e nos municípios da Grande Belo Horizonte, principalmente na região do Alto Paraopeba.

Fotos: Assessoria de Comunicação PMC