Busca

Cons. Lafaiete e região já registra falta de combustível

sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 08:31 - por, redacao.

Greve dos tanqueiros


Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais pede para que população não faça corrida aos postos.


A noite desta quinta (21/10), registrou grandes filas nos postos de combustíveis em Conselheiro Lafaiete, após informações do abastecimento em todo o Estado.  No período da manhã, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) informou em nota oficial, que a greve dos tanqueiros estaria deflagrada; em protesto contra o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis, cobrados no Estado diante do alto preço do diesel, praticado pela Petrobras.

Conforme algumas declarações da “Minaspetro”, desde o início da pandemia, tem ocorrido contato com o Governo de Minas para congelar o preço final dos combustíveis, índice no qual o ICMS incide.  “O congelamento conteria momentaneamente a escalada dos preços na bomba”, informou o sindicato.

Segundo o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), todas as transportadoras estão paradas, aproximadamente 800 caminhões aguardam o carregamento na distribuidora em Betim. O movimento também acontece nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.  Alguns veículos, que já estavam abastecidos na Refinaria Gabriel Pasos (Regap) em Betim chegaram a ter escolta da Policia Militar para se deslocar do local.

Foto: Gladyston Rodrigues/ EM/ (D.A Press)