Busca

Nossa Senhora da Conceição padroeira de Lafaiete

segunda-feira, 21 de agosto de 2023 às 07:53 - por, admin.

Há 60 anos


Para marcar os 60 anos da Coroação Pontifícia, no domingo, ocorreu uma carreata partindo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


Um grande evento marcava a Coroação Pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Conceição como padroeira do município de Conselheiro Lafaiete (MG). O evento que parou a cidade foi realizado no dia 15 de agosto de 1963, uma quinta-feira, após concessão do Papa João XXIII.a

De acordo com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Padre Geraldo Gabriel Pinto, consta nos registros da paróquia que a Coração Pontifícia contou com a participação do então arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira e do Cardeal Dom Carlos Vasconcelos Mota, além de vários bispos, padres, seminaristas e autoridades municipais e do estado.

O então governador Magalhães Pinto também esteve presente na cidade para participar do evento, considerado à época como o maior ato religioso já realizado em Conselheiro Lafaiete. Na ocasião, a imagem de Nossa Senhora da Conceição recebeu uma coroa desenhada por uma menina de 14 anos, chamada Beatriz Lopes Vieira, na ocasião aluna do Colégio Nazaré, depois projetada pelo artista e professor Celestino Roig e em seguida confeccionada em ouro por um joalheiro de Belo Horizonte chamado Raimundo Viana. Em 2021, a coroa foi registrada como patrimônio do município pela Secretaria Municipal de Cultura devido à relevância de suas características históricas, simbólicas e estilísticas e por sua importância como marco cultural.

Comemoração

Para marcar os 60 anos da Coroação Pontifícia, no último domingo, 20 de agosto, às 14h, aconteceu uma grande carreata partindo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição conduzindo a imagem da padroeira do município em direção ao Poliesportivo Municipal. Às 15h, aconteceu uma missa no Poliesportivo Municipal com a participação de todas as paróquias da Forania de Conselheiro Lafaiete.

Após a celebração, coroação a Nossa Senhora e em seguida, apresentação musical.

Texto: Jornalista José Carlos  –Fotos: Arquivo Mauro Dutra de Faria