Busca

Acompanhe a programação em C. Lafaiete

quinta-feira, 01 de novembro de 2018 às 19:49 - por, redacao.

Hoje é Dia de Finados


Neste dia se celebram os desencarnados que não foram lembrados no “Dia de Todos os Santos”.


Nesta sexta-feira, 02 de novembro,  para milhões de católicos espalhados pelo mundo, o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna, dos entes queridos que já se foram. Enquanto o Dia de Todos os Santos celebra os desencarnados em estado de graça, o Dia de Finados celebra os desencarnados que não foram lembrados no “Dia de Todos os Santos”.

Durante muitos anos, os cristãos não se relacionavam com os mortos, eles acreditavam apenas no juízo final e rejeitavam qualquer doutrina que falasse em imortalidade da alma. O Dia de Finados foi instituído no século X. Os crisântemos amarelos representam o Sol e a chuva, a vida e a morte (Foto). A vela representa a luz da saudade no coração de quem aqui ficou.

Superstições

Neste dia, devemos sim visitar os túmulos, prestar homenagem aos familiares que já se mudaram de plano, mas devemos tomar algumas precauções. Feche seu plexo solar (umbigo) com esparadrapo e sempre saia do cemitério de costas.

Confira a programação nos cemitérios de  Conselheiro Lafaiete:

O Cemitério Vale do Ipê, que fica na rua Amintas Junqueira nº 44, no bairro Santa Efigênia, ficará aberto para visitação de 8h às 17h. Também estará funcionando o escritório administrativo neste período, com intervalo para almoço de 11h30 às 13h. Haverá celebração de missa na capela localizada no interior do cemitério, às 9 horas. Mais informações: 3769 2511.

No Cemitério Jardim do Éden, localizado na rodovia 482, nos Almeidas, o funcionamento será das 6h às 18h, com missa prevista para ocorrer às 8h. O telefone de contato é o 3763 7455.

No Cemitério Nossa Senhora da Conceição, que fica na rua Monsenhor Horta, no bairro Queluz, o funcionamento será de 7h30 às 18h. Três missas serão celebradas: Às 9h, 10h30 e 14h. Mais informações pelo telefone 3763 1635.

As administrações pedem para que os visitantes evitem levar flores naturais em vasos com água, para evitar o risco de proliferação da dengue, devido à água parada.