Busca

Cidade não terá a presença do público

segunda-feira, 06 de setembro de 2021 às 12:09 - por, redacao.

Jubileu de Congonhas


Pede-se aos romeiros e devotos do Bom Jesus para não irem à Congonhas durante o Jubileu.


Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na vizinha cidade de Congonhas/MG será realizado sem a presença do público. Em anos anteriores o maior evento religioso da região atrai milhares de devotos e romeiros, entre os dias 7 e 14 de setembro. Como no ano passado por motivo da onda pandêmica, toda programação religiosa deverá acontecer completamente on-line, conforme declaração do reitor do Santuário e Basílica, padre Geraldo Gabriel Pinto.

“Pede-se aos romeiros e devotos do Bom Jesus para não irem à Congonhas durante o Jubileu. Pede-se também aos párocos que instruam os fiéis para não fazerem Romaria, nem irem por outro meio como carro próprio, ônibus de linha, etc.”, declarou o sacerdote.

Programação

A abertura do 240º Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinho, será na nesta terça-feira, 7 de setembro, às 15h. Durante os dias do Jubileu serão realizadas celebrações às 7h, às 15h e às 18h. O encerramento será no dia 14 de setembro com a celebração da Santa Missa às 15h. Toda a programação será transmitida pela Rádio Congonhas FM 91,3, pela página no Facebook e canal do YouTube da Rádio Congonhas e pela Web TV Congonhas.

Segurança

A Prefeitura de Congonhas vai instalar barreiras sanitárias nas principais entradas do município entre os dias 7 e 14 de setembro, período do Jubileu do Bom Jesus. A ação é uma forma de prevenção contra o Covid-19, evitando a proliferação da doença em caso de chegada de devotos e turistas neste período. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que apresentarem suspeita ou sintomas gripais, serão encaminhadas para atendimento.

Como anda a doença na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, até às 12h desta sexta-feira, 03 de Setembro de 2021, 8.329 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas. Deste total, 8.158 pacientes já receberam alta. Foram confirmados 9 novos caso nas últimas 24 horas e estão sendo monitorados 136 casos da doença.

A ocupação de leitos de clínicos para pacientes com coronavírus está em 0%, a ocupação de leitos de suporte ventilatório está em 13% e de UTI está em 40%.

Foram confirmados 107 óbitos. Até o momento 28 óbitos foram descartados para Covid-19 e não há nenhum óbito suspeito em investigação no momento.

A Prefeitura de Congonhas convoca todos os cidadãos a colaborarem mantendo o isolamento social, usando máscara de proteção facial e higienizando as mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência.

Técnicos do COE de Congonhas estão preocupados com o relaxamento da população

A Prefeitura de Congonhas ainda não publicou decreto avançando a cidade para a onda verde do programa Minas Consciente. Um dos motivos é que parte da população não vem atendendo aos protocolos de biossegurança para o combate da transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19. Essa é também a preocupação dos técnicos do Comitê de Operações Especiais – COE, órgão que avalia semanalmente os dados relacionados a pandemia e direciona as ações no Município.

Em reunião na manhã desta quinta-feira (02), os dados epidemiológicos apresentados reforçam a necessidade de cuidados. De acordo com o boletim, a taxa de transmissão dos últimos 7 dias aumentou em 1,17 (quando 100 pessoas transmitem para 117), sendo que a média de casos confirmados é de 7,71. Isso gerou um aumento de 14,81% de pessoas confirmadas com a doença. As faixas etárias com maior número de casos confirmados e que mais transmitem a Covid-19 são de pessoas de 20 a 29 anos (18,8%), 30 a 39 (24,0%), 40 a 49 (19,1%). Somadas as idades, estas pessoas são responsáveis por mais de 60% dos casos atualmente.

O dado alarmante é que as pessoas que mais têm morrido pelo novo coronavírus estão na faixa de idade acima dos 60 anos, 67,3%. Ou seja, os mais novos contaminam os mais velhos levando-os a óbito. Os locais com maior número de contaminados em Congonhas são o Jardim Profeta e Centro, respectivamente.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que não é momento de relaxar. A prática correta das medidas sanitárias estabelecidas pelos protocolos é que podem fazer o vírus diminuir sua circulação. A vacina é um dos meios de prevenção, mas ela não impede que a pessoa imunizada se contamine e passe a doença para outras pessoas. Assim, fica o apelo para que a população faça a sua parte, usando corretamente a máscara, cobrindo o nariz e a boca, e evitando aglomerações. Cuidar do outro é também um exercício de cidadania.

Foto Capa: Monique Rene / Banco de imagens – Divulgação Internet – Texto Divulgação PMC