Busca

Fenômeno causado pelo pó proveniente das atividades de mineradoras

quinta-feira, 13 de julho de 2023 às 21:26 - por, admin.

Minério volta a encobrir Congonhas


Problema foi intensificado pelo tempo seco que causou nuvem avermelhada na região.


Nesta última quarta-feira (13/4) uma grande intensidade de poeira concentra foi registrada sob a cidade dos profetas. Conforme o Diretor de Meio Ambiente e saúde da União de Associações Comunitárias de Congonhas, o fenômeno tem se tornado cada vez mais longo e contínuo. Buscando amenizar a situação, foi solicitado que as atividades nas mineradoras fossem paralisadas de forma temporária e as ações de mitigação e controle ambiental intensificadas até a normalização do clima. “Além disso, a equipe de fiscalização está tomando todas as providências cabíveis.

No ano de 2021, o fenômeno foi registrado e na ocasião foi acionado o Ministério Público de Minas Gerais para pedir punição às secretarias de meio ambiente municipal e estadual.  Em nota oficial, a empresa Vale informou que, diante do alerta da possibilidade de ciclones e fortes ventos na região de Congonhas, emitido pelo Centro de Controle Ambiental da empresa, na manhã desta quinta-feira paralisou, de forma preventiva e em atenção às comunidades, as operações nas minas de Viga e Fábrica.

A ação faz parte do Plano de Mitigação de Poeira e Ações Emergenciais da empresa, devidamente protocolado na Prefeitura de Congonhas. Além do monitoramento da qualidade do ar da região, a Vale intensifica nos períodos de seca os controles operacionais para redução de material particulado, como umectação de vias, proteção de taludes e aspersão fixa, entre outros.”  Já a empresa CSN, que também opera na região, declarou que tem feito uma séria de ações para reduzir a emissão de partículas de minérios, como a umectação de vias, aspersão de pilhas e utilização de polímeros. 

Foto: Rede Social – Moradores acreditam que fenômeno tem se tornado cada vez mais longo e contínuo