Busca

Possível criação de um observatório

domingo, 22 de janeiro de 2023 às 15:07 - por, redacao.

Na Serra do Ouro Branco


Campus Alto Paraopeba- UFSJ devem estar trabalhando em colaboração com outras instituições de ensino superior como UFOP, IFMGs para utilização do observatório que deve ser considerado um dos maiores do estado.


Na última semana, uma equipe da Prefeitura da vizinha cidade de Ouro Branco se reuniu com a diretora geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Lins, sobre o apoio de um projeto de instalação de um observatório astronômico na Serra de Ouro Branco. A estrutura prevê condições de receber um telescópio principal e abrigar equipamentos e recursos tecnológicos que possibilitem o desenvolvimento de projetos e programas de extensão, ensino e pesquisa em astronomia e áreas afins da UFSJ (Campus Alto Paraopeba) em colaboração com outras instituições de ensino superior como UFOP, IFMGs (Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto) que já desenvolvem ações de popularização da ciência, ensino de física e demais áreas de conhecimento.

Cursos do Campus Alto Paraopeba da UFSJ (Mecatrônica, Telecomunicacões, Bioprocessos e Química são potencias para o desenvolvimento de tecnologias nestas áreas e estudo de processos em astrofísica, astrobiologia e astroquímica. Na ocasião representantes do município entregaram documentos de apoio de instituições de ensino e a proposta básica para instalação do observatório, informando que os mesmos já foram encaminhamos para o conselho gestor da unidade de conservação.

Fotos: Ilustração – A empresa CSN Mineração, negociando a cessão de uma área de aproximadamente 2 mil m2 para instalação do observatório, que inicialmente se prontificou a verificar os meios legais para colaborar para instalação do observatório astronômico.