Busca

Nos céus de Congonhas

domingo, 28 de junho de 2020 às 15:31 - por, redacao.

Nuvem de poeira


Moradores afirmam que problema é recorrente nos meses do inverno e acontecem em virtude das mineradoras que cercam a cidade.


Na manhã deste sábado (27/6), moradores da vizinha cidade de Congonhas, conviveram com uma densa nuvem de poeira que circulou toda cidade dos profetas. Segundo alguns relatos de ambientalistas, se somarmos as áreas de duas mineradoras, CSN e Vale a área atinge uma exploração maior que todo território urbano do município. A poeira vem da região da serra Casa de Pedra, Bandeira , Alto João Pereira e da áréa da Ferrous, lado  Plataforma/Coelhos.

Um artigo publicado na página da Feam em maio de 2019 data em que aconteceu o primeiro caso, informa que  equipamentos para monitoração do sistema seriam implantados em junho e entrariam em funcionamento em outubro deste ano. Dados gerados pelos equipamentos serão monitorados pela Fundação Estadual do Meio Ambiente. Leituras sobre a suspensão, partículas inaláveis, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, volume de chuvas, radiação solar global, umidade relativa do ar, entre outros, devem auxiliar as autoridades para uma melhoria e redução do problema.

Fotos: Divulgação Rede Social / O tempo seco e ventos fortes espalham o pó que vem das intensas atividades mineradoras no entorno da cidade.