Busca

Um alerta dos Bombeiros Militares

sexta-feira, 13 de novembro de 2020 às 11:34 - por, redacao.

Período Chuvoso


Em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas ações já estão sendo desencadeada em bairros próximos de rios da cidade.


Teve início neste mês de novembro a operação “Período Chuvoso”,  desencadeada por toda a as  unidades do Corpo de Bombeiros em todo o Estado de Minas Gerais, na área de atuação do 3° COB (Terceiro Comando Operacional de Bombeiros)  que envolve municípios da Zona da Mata ,  Campo das Vertentes e Alto Paraopeba com cerca de 144 cidades em uma população aproximada de 2 milhões de habitantes.

Conforme a corporação, para estimular ações preventivas e proporcionar uma resposta eficiente aos desastres preparando as cidades e os cidadãos no enfrentamento aos eventos adversos, torna-se cada vez mais importante o serviço de prevenção.

Somente na área do 3° COB, 56 municípios decretaram Situação de Emergência devido ao período chuvoso o que preocupa toda a região. Em Barbacena a ação desencadeia-se em todos os bairros da cidade, principalmente nas áreas de risco onde os militares apontam uma maior preocupação; bairros Santa Maria, Grogotó, Diniz, Aguada, Ipanema, Nova Cidade, João Paulo II.

Para o tenente Élio que comandou as operações na data de ontem onde os   bombeiros visitaram residências nos bairros Santa Maria e Grogotó; é  importante estar trabalhando com a conscientização dos moradores para não serem tomados de surpresa,  pois o período chuvoso que se aproxima tende a nos preocupar,  como foi o período 2019/2020 onde tivemos números assustadores!

Números que preocupam

De acordo com o Boletim Estadual de Proteção e Defesa Civil n° 86, foram contabilizados 73 óbitos no período chuvoso entre outubro de 2019 a março de 2020 sendo registrado 5532 pessoas desalojadas 2307 desobrigados além de 81 feridos.

Indicie pluviométrico

As chuvas acumuladas em Minas Gerais no mês de janeiro de 2020 bateram recordes históricos na maior parte do Estado. Segundo o Instituto de Meteorologia,  janeiro foi o mês mais chuvoso na capital desde 2010, onde  o índice acumulado foi quase 970 mm de chuva o triplo da média esperada para o período;  somente na primeira semana de fevereiro ou acumulado foi de 192mm o que ultrapassou a média esperada para o mês de 181mm.

Situação local preocupa

Durante o período chuvoso o Corpo de Bombeiros em Barbacena registrou alagamentos em diversas regiões da cidade como no bairro Pontilhão região do hospital Ibiapaba, bairro Boa Vista e também o transbordamento do Córrego da Rua Bahia (FOTOS).

Ações de Defesa Civil

É importante se adotem as ações de proteção e Defesa Civil com as cinco fases bem delineadas que são prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Para isto é importante que o morador fique atento a qualquer sinal adverso como o perigo do deslizamento de terra, inundação, enchentes, alagamentos e outros incidentes que são comuns no período.

Pequenas ações são eficientes

A poda e o corte de árvores que podem ocasionar transtornos, a limpeza de calhas, o desentupimento da rede pluvial, pequenos vazamentos que podem aumentar com o período chuvoso são de fácil solução e evitam um prejuízo maior.  Estas ações são realizadas pelas equipes de bombeiros nas cidades de São João del Rei, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

Cenário de Risco

As áreas de risco de movimentos de massa no município, caracterizam-se pela presença de áreas suscetíveis a deslizamentos de solos residuais, eventualmente solo/rocha, em encostas naturais e em taludes de corte/aterro. Esta situação associada à precipitação acumulada e à previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.

 Situação Atual: Os acumulados de precipitação são de até 72mm nas últimas 24 horas. Tendência: A previsão indica possibilidade de chuva de intensidade moderada a forte para as próximas horas. Recomendações: Atenção às áreas de risco mapeadas pela CPRM (2012). Estima-se que 3.254 pessoas em 844 moradias estejam expostas ao risco alertado.

 Ações de Proteção e Defesa Civil recomendadas pelo CENAD: Em caso de alerta de risco de nível MODERADO não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, espera-se impacto moderado para a população.

Foto: BMMG/