Busca

Município decreta situação de emergência

domingo, 29 de outubro de 2017 às 18:24 - por, redacao.

Temporal em Congonhas


Cem residências destruídas, mais de 400 pessoas desabrigadas.


Em decorrência da forte chuva de granizo que atingiu Congonhas nessa quinta-feira, 26, o Governo Municipal, por meio do decreto Nº 6.586, declarou situação de emergência nas comunidades de Barnabé, Mineirinha, Campo das Flores e parte do Pires. Nessas localidades, houve destruição parcial e total de, aproximadamente, 100 residências, atingindo 400 pessoas. Com essa medida, a Administração Municipal poderá adquirir bens, prestar serviços e realizar obras para ajudar as famílias atingidas em um prazo de 180 dias, sem necessidade de licitação e sem prejuízo das restrições de Responsabilidade Fiscal. O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), nomeada pela Portaria Nº PMC/697, em ações que visam a dar apoio à população atingida. Além disso, permite a convocação de voluntários para reforçar os trabalhos de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

Em caso de risco iminente, as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil podem entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação; e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização posterior, se houver dano. Já as propriedades particulares localizadas em áreas de risco intensificado de desastre podem ser desapropriadas.

Vistoria

Segundo levantamento da Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Gestão Urbana, 35 casas tiveram suas telhas danificadas no Campo das Flores, 9 na Mineirinha, 11 no Pires, onde os números ainda são parciais, e 20 no Barnabé, bairro em que uma das residências foi interditada. A vistoria acontece nessa sexta à tarde no Campos Altos.

Atendimento

A Secretaria Municipal de Educação já disponibilizou abrigos na Escola Municipal Odorico Martinho da Silva, no Pires, e na Dr. Victorino Ribeiro, no Campo das Flores, para os moradores passarem a noite, já que a previsão é de chuva ainda nesta sexta-feira, com volume estimado em 11 mm, segundo o Climatempo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) ofereceu almoço para algumas famílias e servirá também jantar para estas e outras que não têm condições preparar a própria comida. A continuidade da ação será analisada nos próximos dias. Estão sendo arrecadados donativos, como agasalhos, roupas, roupas de cama e banho, cobertor e colchões. As doações devem ser encaminhadas para o CRAS do Pires (à rua Cruzul, 112) que funcionará no sábado e domingo, das 8h às 18h. Telefone (31) 3733-5179.

A SEDAS (à rua Benedito Quintino, 191, Centro) também estará de plantão no fim de semana para recolher doações e dar suporte às famílias. Telefones: (31) 3731-3305, 3731-1621 e 3731-5179.A Gestão Urbana está viabilizando a compra de água mineral.

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), presidido pelo prefeito Zelinho, cedeu 252 telhas e disponibiliza ainda colchões e cobertores para as vítimas da chuva de granizo dessa quinta-feira.

Quem sofreu danos causados pelo temporal dessa quinta que não foi visitado pela Defesa Civil deve ligar durante o final de semana para o telefone 9.8960-1325.