Busca

A caminho de ser o primeiro patrimônio híbrido de Minas Villas e Fazendas

domingo, 26 de junho de 2022 às 08:58 - por, redacao.

Villas e Fazendas – Santana dos Montes


Experiências culturais, turismo rural e hospedagem em hotéis-fazenda são destaques no município vizinho de Conselheiro Lafaiete.


Dos municípios do Circuito Turístico de Villas e Fazendas, na rota da Estrada Real, Santana dos Montes, vizinha de Conselheiro Lafaiete possui o casario mais bem-conservado. A cidade de quase 4.000 habitantes é um charme:  a igreja no centro, a praça arborizada e cerca de 30 casas dos séculos XVII e XVIII ao redor, entre elas o imponente casarão do casal José e Ana Maria Medina.

Dentre novidades e atrativos culturais, Santana dos Montes agora será a primeira cidade mineira a ser protegida por tombamento híbrido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). Um dossiê que já em elaboração vai também agregar as atividades artísticas, como a Escola de Violeiros, as manifestações populares (folia de reis, congado) e o núcleo histórico.

Segundo Adriana Couto, promotora cultural no município, é a hora estruturar o turismo na cidade. Em sua gestão à frente da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, já foi criada uma marca de destino e um portal em construção. “Santana dos Montes precisa fazer um resgate da cultura e da valorização de nossos bens culturais”, afirma Adriana.

Além do belíssimo patrimônio e das manifestações culturais, Santana dos Montes tem em seu entorno, pelo menos, cinco hotéis-fazenda para se hospedar, entre eles da Chacará, Chales dos Montes, Fonte Limpa, da Paciência e Santa Marina. Se quiser conforto e localização privilegiada, a dica é a Pousada Solar dos Montes, no centrinho histórico.