Busca

Unidade móvel deverá estar em C. Lafaiete

terça-feira, 20 de julho de 2021 às 14:28 - por, redacao.

Combatendo a Covid-19


Além da vacinação, o veículo disponibilizará testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial.


Na última semana, o Governo do Estado apresentou, mais uma estratégia para garantir imunização a todos os mineiros. O ‘Busão da Vacina’, como foi apelidado, é veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar vacinas contra várias doenças – entre elas a covid-19 e a gripe – aos mineiros mais vulneráveis. Além da vacinação, o veículo disponibilizará testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, em parceria com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), será responsável pela execução da logística das viagens do veículo, que foi doado pela Mercedes-Benz e pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB).

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, médico Fábio Baccheretti, a iniciativa vai contribuir para acelerar a chegada dos imunizantes aos municípios em situação de vulnerabilidade. “Especialmente se considerarmos que a velocidade da vacinação não é a mesma em todas as regiões do Estado”, ressaltou, se referindo à heterogeneidade de Minas Gerais, com 853 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes.

Estrutura completa

O ônibus conta com estrutura completa para vacinar a população: três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro de cidadãos e testes rápidos, vinte cadeiras para espera e, ainda, duas tendas para cadastros.

Ação deve ter data marcada para Conselheiro Lafaiete

Conforme a secretária municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo, um cronograma já está sendo tratado com o Governo de Estado, para que em agosto o ônibus esteja realização vacinações na cidade.  Rita Melo observa que o veículo só fornece a estrutura para vacinação e realiza testagem: “Toda a parte de RH e insumos é do município.” Ou seja, a ação não determina mais doses de vacina contra a Covid, por causa da presença da unidade móvel.

Fotos: Fábio Marchetto / SES-MG – Conforme foi apelidado, O ‘Busão da Vacina’, deverá estar em agosto em Conselheiro Lafaiete