Busca

Crescimento em Cons. Lafaiete e cidade próximas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 às 19:35 - por, admin.

Dengue


Lembre-se de manter os cuidados para evitar maiores problemas para todos.


Casos de Dengue registram um aumento agravante em Conselheiro Lafaiete e cidades proximas; entre as regiões mais críticas, a cidade vizinha de Itaverava registrou somente neste domingo (18/02), doze novos casos, conforme divulgação de um boletim emitido pela Secretaria de Saúde.

Em Conselheiro Lafaiete toda população enfrenta dificuldades para receber atendimento médico. Diversas unidades de saúde do setor público ou privado, têm recebido grande número de pacientes.  Mesmo com muito empenho da classe médica, são observados filas de espera para atendimento com mais de 3h, a Policlínica Municipal (Foto) registrou nos últimos dias, um maior movimento, conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete os pacientes com casos suspeitos, devem procurar a Estratégia de Saúde da Família (PSF) do seu bairro, para um mais rápido atendimento.

Cuidados para o combate ao mosquito

– Manter reservatórios ou caixas d’água cobertas com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito deposite seus ovos

– Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas e qualquer outro objeto que possa acumular água; realizar a limpeza regular da caixa d’água.

– Em caso de residências que tenham piscinas, redobrar os cuidados com a manutenção.

Confira as dicas para prevenção da dengue: 

1.Utilize repelente 

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. 

2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível 

O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. 

3.Elimine focos de água parada 

Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. 

4.Coloque telas em janelas e portas 

Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 

5.Aplique inseticidas e larvicidas 

Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados. Na PUCRS são realizadas aplicações regulares de inseticidas e larvicidas nas áreas externas em todo o Campus. 

Se você perceber a presença de mosquitos em qualquer espaço, é importante informar as autoridades locais.

Foto: Rede Social –