Busca

Importantes projetos na ALMG, em favor das ferrovias

sexta-feira, 27 de novembro de 2020 às 08:01 - por, admin.

Deputado Glaycon Franco


Na política de transporte sobre trilhos que liga as cidades de Conselheiro Lafaiete e Congonhas a capital mineira.


No dia 25 de novembro, última quarta-feira, foram votados, em Plenário, importantes projetos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de grande interesse da população mineira. Os projetos contaram com o apoio do deputado Glaycon Franco.  O Projeto de Lei (PL) 1.699/20,  institui a Política Estadual de Transporte sobre Trilhos, recebeu esta semana o parecer favorável na Comissão de Comunicação, Transporte e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ferrovias

Foi aprovada, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional que trata de estratégia de transportes, permitindo ao estado de Minas Gerais. A emenda obriga o estado de Minas Gerais a elaborar um plano estratégico de transportes, que subsidiará o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado.

A proposta permite ao estado explorar o transporte ferroviário que não transponha os limites territoriais do estado de Minas Gerais. A medida permitirá novas ações de desenvolvimento ferroviário, incluindo esse modal de transportes, tão importante para nosso estado. Trata-se da PEC n. 43/2019, de autoria de diversos deputados, tendo como primeiro signatário o deputado João Leite.

Em novembro do ano passado, o deputado estadual Glaycon Franco (PV) apresentou requerimento em que solicitava que fossem incluídos nos estudos a serem realizados para o novo planejamento e expansão das ferrovias mineiras, a implantação do trem de passageiros ligando Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete por meio do ramal Paraopeba (Foto). O ramal parte de Belo Horizonte e atravessa os municípios de Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho, Moeda, Belo Vale, Jeceaba e Congonhas até, finalmente, chegar a Conselheiro Lafaiete.

Foto: Divulgação Internet/ On lineO  deputado estadual Glaycon Franco (PV), sempre buscou expansão das ferrovias mineiras do trem de passageiros, principalmente a ligação de Conselheiro Lafaiete  e Congonhas a capital Belo Horizonte.