Busca

Desaba o forro histórico do ‘altar-mor’

quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 07:40 - por, redacao.

Em Itabirito


Iphan e a Prefeitura teriam embargado obra que estava sendo feita pela Paróquia, para melhorias da centenária igreja do Rosário.


O forro do altar-mor da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário desabou na última segunda-feira (15/8). O padre Miguel Ângelo Fiorillo, usou as redes sociais para protestar contra a interrupção da obra que era realizada pela própria paróquia da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem – responsável pela Igreja do Rosário.

“Como estava previsto, nesta segunda feira, 15/08/2022, por volta das 13h, o forro do altar-mor da Igreja do Rosário desabou. Avisado por populares, imediatamente, o responsável pela igreja tomou todas as providências. Credite-se o desabamento na conta do denunciante “anônimo”, do fiscal do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da fiscal de Postura do Município de Itabirito. O desabamento acontece após o embargo, pelo Iphan, com aval da fiscal de Postura da Secretaria de Patrimônio Cultural de Itabirito, dos trabalhos que estavam sendo realizados”, escreveu o padre no seu perfil nas redes sociais.

Pronunciamento da Prefeitura Municipal

A Igreja do Rosário, data da construção da capela, anterior a 1740. A construção é tombada pelo Iphan desde 1955. Em nota oficial, o município de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, esclareceu:

“A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1955. Isso posto, as medidas de proteção ao monumento são orientadas pelas normas do órgão federal, responsável pelo embargo. A atuação da fiscalização municipal visa, estritamente, ao cumprimento do escopo de preservação, por solicitação do Iphan”. Oficialmente a entidade (Iphan), não se pronunciou.