Busca

Governo agraciou personalidades da região

terça-feira, 05 de setembro de 2017 às 16:48 - por, redacao.

Medalha do Aleijadinho


Entrega da Comenda aconteceu na cidade dos profetas.


Assista o vídeo do evento 

A Comenda “Antônio Francisco Lisboa” foi criada pela Lei Municipal n° 1209, de 27 de novembro de 1984, para premiar personalidades ou instituições que prestarem excepcionais serviços à comunidade de Congonhas. A cerimônia foi realizada na noite dessa quinta-feira, 31 de agosto.

Publicado por Prefeitura de Congonhas – MG em Sexta, 1 de setembro de 2017

Como parte das comemorações da Semana do Aleijadinho, a Prefeitura de Congonhas realizou a solenidade de outorga da Comenda “Antônio Francisco Lisboa”. O evento desta quarta à noite aconteceu no Paço Municipal e reuniu autoridades, agraciados e outros convidados. O vice-prefeito Arnaldo Osório conduziu cerimônia. O prefeito Zelinho condecorou os homenageados, eleitos por uma comissão, enquanto a primeira-dama, Dra. Miriam Schwab, entregou buquês de flores às mulheres que receberam a honraria. Também prestigiaram o evento os prefeitos Mário Marcus, de Conselheiro Lafaiete, e Hélio Campos, de Ouro Branco. A soprano Carmem Célia interpretou os hinos Nacional Brasileiro e o de Congonhas. A Orquestra Jovem da Secretaria Municipal da Educação apresentou peças musicais.

Em seu discurso, o prefeito Zelinho disse: “… O mérito que atribuímos a estas pessoas decorre exatamente desta afinação com os nossos sentimentos, do respeito aos nossos usos e costumes, elas entendem nosso povo, amam esta terra e cuidam de nossas coisas. Merecem figurar na galeria dos nossos benfeitores …”. O chefe do Executivo citou os grandes feitos de cada um, como o do Sr. Sandoval de Souza Pinto, de 97 anos de idade. “Fomos eleitos juntos vereadores em 1977 e trabalhamos em função da nossa cidade. Aprendi muito com o Sandoval. Se hoje sou prefeito, é graças ao muito que aprendi com ele. É um prazer entregar esta medalha a ele. E, se Deus quiser, iremos em breve comemorar seu centenário”, disse.

Um discurso foi realizado pela presidente do IPHAN, Kátia Bogea, parceira de Congonhas na recuperação e conservação de seu rico acervo histórico, artístico e cultural, por meio das ações do PAC Cidades Históricas. Ela enalteceu a grandiosidade do legado deixado na cidade por Aleijadinho e outros artistas, ao falar em nome dos homenageados.

Foram condecorados: Kátia dos Santos Bogea (presidente do IPHAN, que tem contribuído substancialmente para a implementação do PAC Cidades Históricas em Congonhas), Robson Antônio de Almeida (diretor do IPHAN e um dos participantes da formatação do PAC Cidades Históricas), Antônio Odaque da Silva (secretário municipal de Planejamento, graduado em Ciências Contáveis e especializado em Gestão Empresarial e Financeira), André Sanches Candreva (servidor da Câmara Municipal, historiador dedicado à história de Congonhas e de automóveis e radialista), Davi Duarte de Oliveira (ex-prefeito de Casa Grande, advogado e ex-procurador municipal de Congonhas), Hélio Ferreira da Silva (empresário que atuou na área de transporte), José Apolinário de Oliveira (maestro, compositor e co-fundador da Trupe LATUMIA DE Teatro), Leida Lúcia Oliveira (escritora que registrou a vida de Zé Arigó e foi sua auxiliar quando jovem), Dr. Vinícius Alcântara Galvão (Promotor de Justiça da Comarca de Congonhas, que tem entre suas contribuições para a cidade ações exitosas a favor do meio ambiente e o patrimônio histórico), Maria José do Nascimento (Dona Neném, fundadora da Casa de Convivência Dom Luciano), Maria Madalena Resende (ex-servidora municipal), Sandoval de Souza Pinto (natural de Moeda, ex-ambulante, comerciante e vereador e é figura querida dos congonhenses), VALE-SA MINERAÇÃO – representada pelo gerente executivo do Complexo Paraopeba, Rodrigo Artur Gomes de Melo, pela contribuição à economia e cultura locais, e Mozart de Carvalho (Pos Mortem), representado por Ana Gabriela Dutra Carvalho.

O professor, historiador e ex-padre redentorista, Fábio França, e o violinista e compositor internacional Marcus Vinícius justificaram suas ausências e receberão a honraria em outra oportunidade.