Busca

Tragédia ainda pode ser mais devastadora, 3 mil pessoas serão evacuadas.

domingo, 27 de janeiro de 2019 às 15:01 - por, redacao.

Medo


Cerca de 24 mil pessoas serão evacuadas pelo risco de um novo rompimento  em  outra barragem na cidade de Brumadinho.


O risco iminente de rompimento da barragem de água B6 da Vale obriga o Corpo de Bombeiros a evacuar 3 mil pessoas de suas casas em Brumadinho. Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação dos bombeiros, as áreas de maior risco são os bairros Pires e Novo Progresso, o Parque da Cachoeira e o Centro da cidade.  Conforme o plano de evacuação serão  estabelecidos três pontos de segurança: a igreja matriz de São Sebastião, o Quartel da Polícia Militar, no Bairro Progresso e o Morro do Querosene.

Em caso de vazamento, entre 3 e 4 milhões de metros cúbicos de água chegarão à cidade em cerca de 30 minutos para alcançar este ponto. Uma logística de prontidão com diversos caminhões e 14 aeronaves, já estão sendo preparados caso seja necessário socorro urgente.

Um porta-voz das operações declarou na tarde de ontem (26) que funcionários buscam realizar manobra de esvaziamento da lagoa. Segundo ele, o rompimento acarretaria um revolvimento da lama já espalhada na cidade, o que aumentaria os danos .

Cerca de 500 pessoas das forças de segurança trabalham no município atingido pela tragédia. As buscas pelos desaparecidos foram temporariamente interrompidas.

Um susto pela madrugada deste domingo

Nesta madrugada 5h30, houve acionamento indicando risco iminente do rompimento da barragem d’água. Existe um movimento, desde ontem, de bombeamento para esvaziá-la.