Busca

Empresas aderem ao plano de segurança

terça-feira, 16 de abril de 2019 às 20:13 - por, redacao.

Mineradoras de Congonhas


Novas ações devem ser implantadas em 30 dias


Quatro mineradoras da cidade de Congonhas/MG que administram mais de 20 barragens de rejeitos aceitaram ao Plano de Contingenciamento Integrado de Barragens, elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade. A confirmação aconteceu ao final da tarde desta terça-feira (16), durante reunião organizada pessoas envolvidas no processo.

Na ocasião Neilo Aarão, secretário de Meio Ambiente, enfatizou: “Nós apresentamos todas as justificativas legais e eles chegaram a um entendimento de que existe essa necessidade tanto do ponto de vista legal quanto da própria imagem da empresa”.

Ao término do encontro foi observado que a segurança e tranquilidade das pessoas que moram na cidade, não podem ser afetadas numa eventual situação de risco ou acidente em barragens, assim como para visitantes. Entre as medidas previstas pelo Plano de Contingenciamento estão a integração de mapas de inundação, a revisão e integração de sinalização e comunicação, criação de aplicativos de celular com avisos sobre a situação das barragens e, até mesmo, para desmentir boatos e fake news, bem como a instrumentalização de uma central de comando da Defesa Civil. 

Foto: Sandoval Souza/Unaccon/Aclac/Divulgação – Barragem Casa de Pedra, na cidade de Congonhas