Busca

Barragem da CSN

quarta-feira, 26 de junho de 2019 às 08:31 - por, redacao.

MPMG


Autoridades pedem retiradas de 3.000 pessoas de perto de barragem em Congonhas.


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apresentou à Justiça uma liminar que obriga a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) realizar retirada de mais de 3.000 moradores, residentes em dois bairros próximos à barragem Casa de Pedra, na vizinha cidade de Congonhas/MG. Segundo autoridades do Ministério Público, a estrutura deve ser desativada até o final deste ano, por se apresentar vulnerável. O aluguel provisório será fundamental nessa ação, visto que a primeira casa habitada fica localizada a menos de 250 metros da barragem. A ação inclui moradores dos bairros Cristo Rei e Residencial Gualter Monteiro, o valor requisitado inicialmente seria previsto em R$ 3.000 por mês. 

Educação escolar

A Prefeitura Municipal de Congonhas, mantem cerca de 130 alunos, sem ir para a creche escolar, diante do quadro de total insegurança das famílias com relação a barragem. A administração municipal  deverá apresentar a empresa um projeto para adequações de novo imóvel .  A CSN informou, em nota, que vai somente irá se manifestar diante dos  autos.

Foto: Arquivo/ Internet – Para o Ministério Público, inicialmente um aluguel provisório, seria essencial para que famílias se tranquilizassem.