Busca

Moradores de Congonhas gritam por mais segurança nas barragens que rodeiam cidade

domingo, 10 de fevereiro de 2019 às 12:12 - por, redacao.

Protestos


A barragem Casa de Pedra, da CSN, foi o principal motivo da manifestação.


Moradores da cidade vizinha cidade de Congonhas/MG, Gerais, realizaram neste sábado (9/2) uma grande manifestação buscando medidas de segurança nas barragens que rodeiam a cidade. Manifestantes acordaram fazendo muito barulho na praça, em frente à prefeitura do município. A barragem Casa de Pedra, da CSN, foi o principal motivo do protesto pois em caso de rompimento, boa parte da região norte e centro da cidade dos profetas ficaria totalmente destruída. Moradores que moram abaixo da barragem vivem ainda mais dias apavorantes desde a tragédia da cidade de Brumadinho.

A CSN informou que não vai se pronunciar sobre o protesto e as condições da barragem. No dia 30 janeiro,  a prefeitura do município informou que a cidade dos profetas que as atividades da barragem serão encerradas. Além da Casa de Pedra,  a cidade tem outras 21 menores barragens – da Vale, Gerdau e da Ferrous. Os últimos monitoramentos mostram que elas estão estáveis, contudo na cidade de Brumadinho, os laudos de segurança  também diziam o mesmo.

Prefeitura aciona mineradoras

Na segunda-feira (4) a  Prefeitura de Congonhas, anunciou  que notificou as mineradoras  com barragens na cidade para que revejam todos os protocolos de segurança. As empresas podem ser multadas caso não cumpram o prazo determinado pelo município, em R$8.380 por dia de atraso. “Elas têm que fazer a adesão ao plano em 30 dias, apresentando um plano de trabalho de como vão cumprir as medidas”, explicou o Secretário Municipal de Meio Ambiente Neylor Aarão.

Fotos: Reprodução Rede Globo de Televisão

.