Por: Agência Minas – Foto Leo Bicalho / Secult
Aumentar
a visitação turística e, com isso, gerar mais emprego e renda para os
mineiros é um dos propósitos centrais do Plano Estadual de Bens Culturais da
Fé Promoção Turística e do projeto turístico Minas Santa, apresentados
oficialmente pelo Governo de Minas Gerais nesta terça-feira
(14/3). Com a iniciativa, a ideia é divulgar planejamento para a Semana
Santa em um portfólio consistente, em harmonia com a proteção e valorização dos
bens culturais da fé no roteiro diferenciado de Minas para o turismo
religioso.
Ao longo do ano, diversas cidades mineiras já recebem visitantes interessados
nas igrejas, santuários, caminhos e rotas, dentre outros espaços consagrados
pelos ritos da fé. As expressões culturais, como os tapetes devocionais de Ouro
Preto, o toque dos sinos de São João del-Rei, a arquitetura local, as obras de
arte, além da própria busca pelo autoconhecimento, são atrativos que permeiam
as atividades turísticas de Minas. Com os projetos anunciados, a ideia é
justamente estruturar, capacitar e promover atividades que ajudem a
posicionar Minas entre os principais destinos de fé do país.
Para essa missão, atuam em parceria as Secretarias de Estado de Cultura
e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese), as
Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
“Cerca de 80% do turismo que se faz em Minas é turismo cultural – e a fé também
é cultura. Então, todo esse legado das tradições, sejam elas materiais ou
imateriais, são atrativos importantíssimos para consolidar Minas Gerais também
como destino turístico da fé, o que vai além da Semana Santa. Esta terá, a
partir de agora, um projeto específico, que é o Minas Santa, voltado para a
divulgação da programação relacionada, que abarca diversa expressões como o
canto, o teatro, em verdadeiros espetáculos da fé”, pontuou o secretário de
Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Toda a estrutura da Secult, por exemplo, está mobilizada para a realização
do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, e
também do projeto turístico Minas Santa, que prevê a divulgação do
portfólio em 1/4. Cada área contribuirá com seu conhecimento buscando
otimizar os recursos disponíveis e com atuação em todo o processo. Desde a
realização de ações de estímulo à proteção dos bens culturais, por meio do
processo de catalogação e registro dos bens tombados, festejos, modos de fazer
e saberes à criação de uma programação especial inspirada na religiosidade e na
fé, a fim de descentralizar o acesso dos mineiros ao turismo da fé.
Parceiros
As estratégias do novo plano e do projeto são realizadas em parceria com o
Sebrae, a Fecomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e com apoio da
Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação dos Circuitos Turísticos de
Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Rede
de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Serviço Nacional
de Aprendizagem Comercial (Senac).
Entre as instituições parceiras, a Fecomércio participará, por exemplo, em
especial nas ações de promoção dos pratos tradicionais da cozinha mineira
relacionados à fé. Já o Sebrae fará a estruturação das rotas, a execução
de capacitação e os treinamentos, além de realizar ações de promoção dos
destinos turísticos junto a influenciadores, mídia e trade turístico. A CDL,
por sua vez, atuará na realização de oficinas de tapetes devocionais em Belo
Horizonte.
Natal
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, o Natal da Mineiridade, a
partir de agora, também se insere no Plano Estadual de bens Culturais da Fé.
“Não podemos esquecer que o Natal é um bem de fé, como diversas outras
comemorações que ocorrem ao longo do ano e passarão a fazer parte da política
estadual do turismo da fé”, disse Leônidas.
Em sua apresentação, o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e
Silva Júnior, detalhou como o cadastro da programação de Semana Santa dos
municípios contará com apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas
Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da
Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
A ideia é mobilizar as prefeituras para que encaminhem informações sobre os
eventos relacionados a essa época do ano.
“Hoje, temos 63 municípios com programação de Semana Santa cadastrados nas
plataformas da Secult. E temos uma meta de que até 2024 alcancemos 200 cidades
que possam ter eventos estruturados. Nós sabemos que todos os municípios
comemoram a Semana Santa, mas nem todos têm atrações que possam funcionar como
atrativos turísticos”, comentou o subsecretário.
Confira aqui mais
detalhes sobre as ações programadas.
Foto: Leo Bicalho – Secult Minas
