Busca

Dia Municipal da Viola de Queluz

sexta-feira, 29 de março de 2019 às 14:28 - por, redacao.

Comemoração


Eventos acontecem no Solar do Barão de Suaçuí em C. Lafaiete


Hoje é comemorado o Dia Municipal da Viola de Queluz, nosso único bem imaterial tombado pelo Patrimônio Histórico. Em comemoração à data várias atividades acontecerão durante todo o dia no Solar do Barão de Suaçuí, que abriga o Memorial das Violas de Queluz. A abertura oficial do evento ocorreu nesta manhã, 29/3, com a presença do prefeito Mário Marcus, o Secretário de Cultura Geraldo Lafaytte, Irmã Ana Renilde Diretora do Colégio Nazaré, alunos e professores da Escola Estadual Narciso de Queiros, Escola Municipal Doriol Beato e Colégio Nazaré.

Ao se pronunciar o prefeito Mário Marcus destacou a relevância da data e a importância de destacar o patrimônio imaterial na cidade. Ele ressaltou sua alegria em receber alunos e professores das escolas, com as quais tem grande afinidade e parabenizou o secretário de cultura e equipe pelo empenho em realizar o evento.

Na programação também foi aberta a exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Nazaré coordenada pela professora Wal Barbosa em homenagem às Violas de Queluz que ficará aberta à visitação até o final da próxima semana. O Memorial das Violas também estará aberto durante todo o dia para visitação. As famílias Meireles e Salgado, precursoras das violas em Lafaiete estarão à disposição para um bate-papo sobre a Viola e encerrando as atividades, às 19h30, será realizado o cerimonial de comemoração seguido de uma animada Roda de Viola, com participação de vários violeiros da cidade.

Programação

Solenidade de entrega do livro Viola de Queluz – Família Souza Salgado.
Local: Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (rua Assis Andrade, 540 – Centro).
Dia: 29 de março de 2019 (sexta-feira). Horário: 16 horas.

No Solar Barão do Suassuhy 

Solar está preparado para o Dia das Violas de Queluz

09h30: Abertura da Exposição dos alunos do Colégio Nazaré .
09h30: Visitação de escolas à exposição e ao Memorial das Violas.
10h: Bate Papo com Valter Salgado.
14h às 17h: Visitação de escolas à exposição e ao Memorial das Violas.
19h30: Cerimonial “Violas de Queluz”
20h30: Apresentação de violeiros de Conselheiro Lafaiete