Busca

Primeiro caso suspeito em Barbacena

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020 às 13:17 - por, redacao.

Coronavírus


Autoridades já trabalham em estado de alerta máximo


A cidade de Barbacena/MG, localizada apenas 74 km de Conselheiro Lafaiete registrou seu primeiro caso suspeito de Coronavírus.  Conforme as primeiras informações, o rapaz teria chegado da Itália no último dia (21), os sintomas foram apresentados e notificado as autoridades, nesta última semana. Conforme Marcilene Dornelas, Secretária de Saúde, o rapaz não teria regressa\do da Itália, no mesmo voo do homem que teve o primeiro caso confirmado no Brasil.

Toda família do rapaz, estão em quarentena. Em breve, a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS) divulgará uma nota oficial sobre o caso. No Diário Oficial de hoje (28/02) deverá constar medidas tomadas pela Secretaria.

NOTA INFORMATIVA

  Barbacena, 26 de fevereiro de 2020.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, no uso de suas atribuições, vem informar através do serviço de Vigilância em Saúde, a conduta a ser adotada na Rede Hospitalar, em CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS, de  acordo com Protocolo da Secretaria  Estadual de Saúde, diante da gravidade  e o contexto que a situação vem repercutindo em todo o pais.

SINTOMAS:

Casos mais leves de infecção por Coronavírus podem parecer como gripe ou resfriado comum, dificultando o diagnóstico. Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais severos a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito .

Em caso de suspeita, fornecer máscara cirúrgica para o paciente e o conduzir para uma sala isolada, pois a FORMA DE TRANSMISSÃO do Coronavírus se dá por meio do contato próximo pessoa a pessoa, a partir de secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Para os PROFISSIONAIS DE SAÚDE que irão prestar atendimento: utilizar proteção para aerossóis e precauções de contato (máscara respiratória do tipo N95, proteção ocular, luvas, gorro, capote descartável). Todo equipamento de proteção individual (EPI) deverá ser descartado após utilização, com exceção da proteção ocular.

Todos os casos suspeitos em Barbacena  deverão ser comunicados à VIGILÂNCIA EM SAÚDE do município para que sejam dadas as devidas providências no que diz respeito ao controle epidemiológico.

Serviço de Vigilância em Saúde – Barbacena

Contatos:

Vigilância Epidemiológica: (32) 3339-2189 (seg. a sex. , 07:00 às 17:00)

Chefia da Vigilância Epidemiológica (Mauricio Becho Campos Júnior): (32) 98876-3210

Diretoria de Vigilância e Ações em Saúde ( Luciano Chartone): (32) 98402-8581

Secretária Municipal de Saúde (Marcilene Dornelas): (32) 98421-2959