Busca

41ª Semana do Aleijadinho acontece Ouro Preto

quinta-feira, 15 de novembro de 2018 às 15:29 - por, redacao.

Cultura


Coral “Cidade dos Profetas” de Congonhas deve ser o grande destaque do evento.


A  cidade onde Aleijadinho deixou a sua obra-prima, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas, se une a Ouro Preto para celebrar o grande mestre da arte barroca.  O Coral Cidade dos Profetas, um dos principais grupos em atividade a divulgar a música colonial mineira, participa do encerramento das festividades da 41ª Semana do Aleijadinho, no próximo domingo, 18 de novembro, às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG. Regido pelo maestro José Herculano Amâncio, o Coral, formado por 35 cantores, acompanhados por um quarteto de cordas – dois violinos, uma viola e um ciello, participa da Missa Solene por intenção ao aniversário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e também em Ação de Graças pelos 50 anos do Museu do Aleijadinho. O repertório é a “Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita. “Para nós, estar presente neste momento solene é uma honra, ainda mais neste local, a Igreja São Francisco de Assis, considerada uma obra prima de Aleijadinho. Reconhecemos também a importância de se apresentar em Ouro Preto, palco de grandes atrações culturais, com reconhecimento mundial”, destaca o maestro.

Sobre o Coral Cidade dos Profetas

O Coral Cidade dos Profetas foi fundado há 30 anos e, desde a sua criação, está sob a batuta do maestro José Herculano Amâncio. O grupo conta com 40 artistas, entre músicos e cantores. Trata-se de um coral que canta polifônica à capela, tendo como principal objetivo aliar arte musica à arte sacra colonial mineira. Possui dois álbuns: o “Coral Cidade dos Profetas – Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita” (2012) e o “Coral Cidade dos Profetas – Mestres do Colonial Mineiro” (2017). Prepara o terceiro para lançamento em 2019, “Louvor à Virgem Maria”. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, oferece gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

Serviço

Coral Cidade dos Profetas apresenta “Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita” – na Missa Solene em memória do aniversário de morte de Aleijadinho. Ação de Graças pelos 50 anos do Museu do Aleijadinho

Dia: 18 de novembro, domingo, às 19h

Local: Igreja de São Francisco de Assis (Largo do Coimbra, S/N, Centro – Ouro Preto/MG

Foto: Crédito Eliane Gouvea / Maestro José Herculano – Coral Cidade dos Profetas