Busca

"Natal Luz 2018"

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018 às 12:09 - por, redacao.

Cultura


Milhares de visitantes da região na festa da cidade dos profetas.


A magia das festas de fim de ano encantou crianças e adultos na Cidade dos Profetas. Durante 15 dias, a Praça JK recebeu milhares de visitantes de Congonhas/MG e de cidades vizinhas, que aproveitaram as atrações artísticas do Natal Luz e visitaram o Papai Noel em sua tradicional casinha, fomentando a cultura, o turismo e o comércio. Uma bela iluminação natalina abrilhantou ainda mais este momento de celebração. Encerrando a programação deste ano, a Corporação Musical Senhor Bom Jesus se apresentou nesse domingo, 23, envolvendo o público com um repertório variado. Entre as músicas tocadas estavam “How Deep Is Your Love”, “Aquarela do Brasil” e “Amor Perfeito”. Já no sábado, 22, o Coral da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) se apresentou.

Mas o Natal Luz ainda continua! O encerramento oficial será no dia 6 de janeiro de 2019, às 20h, na Praça JK, com o Encontro de Folia de Reis. A Casinha do Papai Noel continua aberta à visitação até essa data, sempre a partir das 19h. O local não funcionará somente nos dias 24 e 25 de dezembro.

A aposentada Márcia Mendes participa do Coral Cidade dos Profetas, do Coral Canto Orfeônico Ary Barroso e do Coral do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Para ela, a programação do Natal Luz é boa para o público apreciar a música e também oferece oportunidade para os artistas locais. “Aproveitei o máximo que pude! Vi corais, orquestras. Achei a programação boa. Participo de corais e, para mim, é uma oportunidade muito boa. Ensaiamos o ano inteiro, então tem que acontecer esses eventos incentivados pela Prefeitura ou outros órgãos para que possamos ter, no fim do ano ou em outras ocasiões, oportunidade de nos apresentarmos. Isso é importante para quem está ensaiando e quer mostrar o seu trabalho. Foi emocionante me apresentar aqui”, contou.

Moradora do Boa Vista, Iris Lúcia, também aproveitou as atrações de fim e ano, principalmente a Casa do Papai Noel. “A programação está boa, gostei. Eu vim no dia em que o Papai Noel chegou. Trouxe o meu neto Davi Emanuel. Essas festas têm que ser constantes para a população sair de casa. Espero que o próximo ano seja de paz e tranquilidade para todos. Que Deus abençoe todos nós”, disse, deixando um recado aos congonhenses.

A secretária municipal de Cultura, Míriam Palhares, destacou as principais novidades do Natal Luz deste ano, como a chegada do Papai Noel na viatura do Corpo de Bombeiros e a neve da Casa do Papai Noel. Outro diferencial foram as atrações de fora da cidade, com a apresentação “Tambores de Aço”, do Projeto Garoto Cidadão de Volta Redonda (RJ), em parceria com a CSN, e os Canarinhos de Itabirito, em parceria com a Vale.

“Para mim foi o ano em que mais tivemos movimento, todas as noites estavam cheias. Tiveram muitas pessoas de fora, vindas de Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Contagem, Betim, Itabirito, Belo Horizonte, entre outras. A região nos prestigiou. Faço um balanço muito positivo do Natal Luz. É a festa que encanta desde as crianças até os adultos. Acho que Congonhas ganha muito com isso, a população é toda contemplada”, pontuou a secretária da Pasta, ressaltando, ainda, que diversos pontos da cidade receberam a iluminação natalina.

Fotos & Texto: Assessoria – PMC /  Secom