Busca

Grupo de Câmara

quarta-feira, 05 de junho de 2019 às 07:54 - por, redacao.

Cultura


Aniversário reforçando o talento de alunos congonhenses


As habilidades artísticas dos alunos da rede municipal de ensino são valorizadas em Congonhas, e o resultado desse incentivo pode ser visto – ou melhor, ouvido – durante as apresentações musicais do Projeto Arte na Escola da Secretaria de Educação. Em comemoração ao seu aniversário de cinco anos, o Grupo de Câmara fez uma apresentação especial na noite da sexta-feira, 31 de maio, na Igreja São José. Os músicos apresentaram um repertório diverso, composto por músicas clássicas e contemporâneas, entre elas Luiza (Tom Jobim), O Leãozinho (Caetano Veloso), Take On Me (A-HA) e Primavera (Vivaldi). A próxima apresentação será no dia 5 de julho, às 19h30, na Igreja São Geraldo, no Dom Oscar.

O Grupo de Câmara é composto por sete músicos, sendo quatro professores e três alunos. Dos quatro professores, três iniciaram como alunos no Arte na Escola. É o caso do músico Isaac Bacharel, que entrou para o projeto em 2011, compondo a Orquestra Jovem como violista. De lá para cá, teve uma grande trajetória: foi monitor do grupo, ingressou, em 2015, para o curso de licenciatura em Música pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e fez uma residência artística na Alemanha, em 2017, por meio do Instituto Spix & Martius.

Além de ter fundado, há cinco anos, o Grupo de Câmara, Isaac atua como professor e regente do Arte na Escola. “O 5 anos do Grupo de Câmara tem sido de grande aprendizado para mim, enquanto professor, e para os alunos, como eles mesmos relatam. Cada desafio vencido e cada nova experiência adquirida nos tornam melhores músicos e melhores seres humanos. Nosso objetivo principal é a formação individual e conjunta de músicos capazes de interpretar e executar músicas de forma inteligente e consciente”, destaca.

Em cinco anos, o Grupo de Câmara realizou 33 concertos e apresentou 58 peças, com um repertório que engloba músicas clássicas, barrocas, românticas, modernas, músicas da MPB e da cultura pop.

Arte na Escola

Um dos subsídios essenciais às Atividades Complementares de Tempo Integral é o Arte na Escola. O projeto propicia aos alunos cultura, arte, esporte, lazer e a valorização dos saberes regionais, incentivando o desenvolvimento de habilidades por meio de oficinas, artesanato, dança, desenho, música, pintura, teatro e outras, conforme a matriz curricular de cada unidade escolar. Além das ações nas escolas, são realizadas apresentações em espaços públicos e em festivais, o que proporciona à comunidade o acesso a momentos culturais e revela os talentos dos alunos participantes.

As atividades musicais são realizadas por meio do Projeto Arte na Escola – que é um Termo de Cooperação, feito por chamamento público – e também no ensino regular, com professores contratados. Na rede municipal de ensino, mais de 400 alunos estão envolvidos com a música. Além do Grupo de Câmara, a Secretaria de Educação conta com Orquestra Juvenil, Orquestra Jovem, Banda Sinfônica, Banda Marcial e corais.

“A música é uma das oficinas mais procuradas pelos alunos de Tempo Integral. Isso faz com que a música desperte novos talentos e fortaleça os já existentes, exatamente pelo investimento e pela credibilidade do Projeto Arte na Escola, o qual o Governo Municipal abraçou com muito compromisso, no sentido de expandi-lo cada vez mais”, observa a secretária de Educação, Maria Aparecida Resende.

Fotos&texto: Assessoria de Comunicação PMC/Secom