Busca

A fé canta e dança

sexta-feira, 13 de julho de 2018 às 08:59 - por, redacao.

Emoção


Festival de Congado manteve a tradição.


No último domingo (8/7), foi realizado em Conselheiro Lafaiete/MG, o 39º Festival de Congado.  O evento que contou com a participação de diversas bandas de toda região do Alto Paraopeba, deu um colorido de emoção, registrado pelo conhecido fotógrafo Charles Belmont/ESTADOATUAL.

Os “congadeiros” foram recepcionados na praça Tiradentes , local de onde aconteceu um cortejo que seguiu até a frente do Palácio Municipal , onde foi realizado a abertura oficial do evento com a hasteamento dos pavilhões.  Na ocasião, autoridades locais saudaram a todos com destaques para reis, rainhas, capitães e demais integrantes das bandas. Novamente a cultura da cidade teve o tema ressaltado, reafirmando sempre o compromisso que há décadas se destaca como o maior festival regional.

“Que Nossa Senhora do Rosário abençoe a todos nós e que tenhamos sempre a realização desta alegria de fé, pelas ruas culturais, tão esquecidas de tradição. Salve Maria!”.

Fé e cultura

O tema é uma manifestação religiosa e, ao mesmo tempo, cultural, contempla as raízes africanas tratando de três temas principais: a aparição mariana de Nossa Senhora que entregou um rosário a São Domingos de Gusmão, a vida de São Benedito que era de origem moura e, por fim, a representação da luta do rei Carlos Magno contra as invasões mouras. De origem e composição predominantemente afrodescendente, o laço racial, geográfico, cultural e étnico fortalece a identidade, as tradições e a memória dos antepassados africanos no exílio e escravidão das Américas.

Congado

Uma manifestação cultural e religiosa que se constitui em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo.

Fotos: Fotógrafo Charles Belmont