Busca

Novidades sobre a inundação

terça-feira, 28 de janeiro de 2020 às 15:54 - por, redacao.

Fazenda Paraopeba


Ponto turístico ficará fechado até o fim do período chuvoso.


A Fazenda Paraopeba também sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias,  águas alcançaram mais de um metro de altura na sede da propriedade, felizmente não provocando danos matérias, mais sérios.

O acervo e memorias dos inconfidentes, ali reunidos, permaneceram intactos. Conforme foi anunciado por autoridades municipais, o memorial instalado na Fazenda Paraopeba foi inteiramente desmontado e colocado em local seguro, até o término das chuvas.

Em pronunciamento oficial, o Promotor de Justiça Glauco Peregrino, titular da Curadoria de Patrimônio Público, indicou a elaboração de um laudo preventivo sobre a situação da fazenda. Segundo a Defesa Civil, será desenvolvida uma nova drenagem no local com recuperação da via asfáltica de acesso à fazenda. Conforme autoridades municipais a fazenda será reaberta à visitação pública, no próximo mês de abril, tão logo termine o período chuvoso.

Fazenda Paraopeba

Estudos de historiadores da Inconfidência Mineira apontam que a Fazenda Paraopeba, que foi construída por volta do século XVIII, foi propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto. Nos Autos  da  Devassa (inquéritos  que  incriminaram  os inconfidentes) há referência a essa fazenda com o nome de “Fazenda Covão”. Nas Cartas Chilenas, conjunto de poemas do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, também há referência à fazenda. Argumentos  como  distância  e  topografia  também colaboram para essa conclusão.

Foto: Divulgação / A Fazenda Paraopeba, tombada pelo patrimônio histórico de Conselheiro Lafaiete, ficou totalmente alagada, durante as fortes chuvas deste mês de janeiro de 2020