Busca

Lagoa do “Murtinho” volta a brilhar

segunda-feira, 19 de Março de 2018 às 07:47 - por, redacao.

Um cartão postal


Urbanização na cidade de Congonhas acontece a cada dia


Texto e Fotos: PMC/ Assessoria de Comunicação

Os moradores da região do Joaquim Murtinho, como de outros bairros de Congonhas e até de cidades vizinhas já podem usufruir com conforto e segurança novamente de um dos lugares mais deslumbrantes da cidade. Atendendo a solicitação da comunidade e dos praticantes de caminhada, corrida, academia ao ar livre e que atividades no ginásio poliesportivo recém construído pela atual Administração Municipal, esta trocou as 43 lâmpadas de vapor de mercúrio da pista de cooper da Lagoa do Murtinho pelas de vapor metálico de 150 watts, que clareiam bem mais, como também os reatores.

Segundo o eletricista, Jairo Pereira, da Diretoria de Conservação de Prédios Públicos, a Secretaria de Obras da Prefeitura, uma conjuntura de fatores levou a Prefeitura a ter de trocar o material de iluminação da Lagoa do Murtinho: “A enchente que ocorreu no local, o vandalismo, porque fios foram cortados, lâmpadas quebradas, nos quadros de passagem de cada poste encontramos lixo, que ajuda a danificar o equipamento, sem falar que houve o desgaste no material instalado na época da construção da pista de Cooper, e aquele tipo de lâmpada nem se acha mais no mercado pra fazermos a reposição. Aproveitamos também para proteger o quadro de distribuição de energia, para evitar riscos às pessoas”.

Para o presidente da Associação Comunitária de Dr. Joaquim Murtinho, José Roberto, “este é um motivo para a comunidade comemorar e voltar a fazer sua atividade física com tranquilidade, muitas pessoas nos cobravam isso. Agora os visitantes vão voltar a passar por aqui para fazer fotos, porque este é um cartão postal da cidade, o que é muito bom para nós. Se houver policiais 24 horas no posto da PM que fica do lado da pista de cooper, os desportistas e o bairro como um todo vão ficar ainda mais tranquilos”.

Angelita faz caminhada vai àquele espaço diariamente. “Aproveito as possibilidades que a Lagoa do Murtinho me proporciona. Caminho todo dia de manhã e faço zumba duas vezes por semana no ginásio. Agora os moradores daqui têm de preservar o lugar, que é maravilhoso e é o local que proporciona lazer para a região”, diz.

Maria Aparecida, que também faz zumba há 6 meses, diz que e o ginásio poliesportivo e a nova iluminação da pista de caminhada tornaram aquela praça de esporte e lazer perfeita. E completa: “Agora as famílias estão mais tranquilas em frequentar a área da lagoa”.

Gabriel, de 14 anos, vai sempre à Lagoa do Murtinho com os amigos. “Eu corro de vez em quando, mas venho aqui com eles todo dia pra bater papo. No ginásio eu jogo handebol, futsal e vôlei. Bom que com a iluminação as pessoas vêm aqui pra fazer só coisa saudável. Daqui saíram jogadores para o Shakthar, que foi campeão da Copa Verão de Fustal [na categoria Sub 18] deste ano”, lembra o garoto.