Busca

Biblioteca Djalma Andrade

terça-feira, 01 de Maio de 2018 às 15:23 - por, redacao.

Congonhas na educação


Um projeto para incentivar a prática literária


Durante todo o ano são promovidas na Biblioteca Pública Djalma Andrade diversas atividades que buscam a integração com a comunidade e sua apropriação como um espaço não só de leitura, mas também de transformação social. Neste mês, foi realizado o “Abril Literário”, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18. Uma programação especial, que contou com contação de histórias, oficinas de marcadores de página e bingo literário, atraiu alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Congonhas.

Além desse projeto, outras atividades para despertar o interesse pela literatura são desenvolvidas, entre elas: Hora do Conto; Bibliotour; Dia Internacional da Poesia; Exposição Itinerante de Poesias; Literatura Animada; Semana do Livro e da Leitura; Leitor Nota 10; e Sarau Literário com a Melhor Idade. Também são realizadas atividades de extensão, em que a equipe leva a literatura a instituições da cidade, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Livremente; o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD); o Centro de Referência do Idoso (CRI); ASAPEC; e a Biblioteca Comunitária Rosa Batista de Moraes, do Pires.

Com um acervo de, aproximadamente, 21 mil livros, a Biblioteca Pública foi realocada para a região central, funcionando, agora, no prédio da antiga Câmara Municipal, à rua Padre Antônio Corrêa, 163, Centro. Lá, existem salas de estudos, de informática, de referência e de leitura.

Congonhas conta, ainda, com três Bibliotecas Comunitárias (no Dom Oscar, Vila Cardoso e Pires), a Biblioteca Cônego Luiz Vieira da Silva, em Lobo Leite, 32 bibliotecas escolares e uma Biblioteca de Referência do Museu de Congonhas. A rede possibilita aos cidadãos o acesso não só à leitura, mas também à pesquisa de referências e obras raras.

Como se cadastrar

Para fazer um cadastro na Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade, basta ter mais de 14 anos e levar um documento de identidade e comprovante de endereço.

Por: