Busca

Trabalho  premia alunos de escolas do interior de Minas Gerais

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018 às 10:02 - por, redacao.

Projeto Ler é Viver


A iniciativa, apoiada pela Gerdau, é voltada para o incentivo à leitura e reconhece os estudantes que mais se dedicaram aos livros durante o ano .


Ampliar os horizontes por meio da leitura foi uma das atividades desenvolvidas com os alunos de seis escolas públicas localizadas em Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Miguel Burnier e Mota, distritos de Ouro Preto, por meio do Projeto Ler é Viver. A iniciativa, realizada pelo Instituto Gil Nogueira e apoiada pela Gerdau, estimula o hábito da leitura entre estudantes do ensino fundamental e reconhece os estudantes que mais de dedicaram aos livros durante o ano.

No início do semestre, cada turma recebeu kits com obras literárias infantis e, durante o período letivo, os alunos foram estimulados pelos professores e equipe pedagógica do projeto a desenvolver a prática de leitura e interpretação dos livros. Ao final do semestre, cada aluno é avaliado individualmente, de acordo com a ficha técnica da obra, pelas pedagogas do Instituto Gil Nogueira. Como forma de incentivo e reconhecimento à dedicação dos participantes, foram homenageados os jovens que apresentaram melhor desempenho na leitura e interpretação dos livros, segundo avaliação pedagógica. A premiação é dividida em três categorias: ouro (15 livros), prata (12 a 14 livros) e bronze (9 a 11 livros).

A valorização do bom desempenho não é apenas para os alunos. Os professores que alcançaram uma média igual ou superior a 10 livros lidos e interpretados por aluno também são reconhecidos. As premiações foram realizadas na Escola Municipal Professora Celina Cruz, em Mota, na Escola Municipal Monsenhor Rafael, em Miguel Burnier, ambos distritos de Ouro Preto. As instituições Escola Municipal Senhor Odorico Martinho Silva, em Congonhas, Escola Municipal Romeu Guimarães, em Conselheiro Lafaiete, Escola Municipal Amynthas Jacques de Moraes, em Lobo Leite, e Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Branco, também participaram das atividades. A iniciativa beneficia estudantes do ensino fundamental que integram o 1º ao 5º ano, que são orientados e estimulados pelos educadores.

 Sobre o Instituto Gil Nogueira

O Instituto Gil Nogueira é uma ONG qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Foi constituída em 2006, com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional por meio da leitura, desenvolvendo ações junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 57 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 12 anos, mais de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em aproximadamente 55 escolas.

 

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.