Busca

Professor Éverlan Stutz, homenageado no sul de Minas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021 às 10:17 - por, admin.

Aulão Solidário de redação


Após realização em cidades como Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, projeto educacional viaja por pontos distantes do Estado.


A Câmara Municipal de Poço Fundo, cidade localizada no Sul de Minas Gerais, concedeu um voto de Louvor ao professor, poeta e jornalista Éverlan Stutz por suas ações educativas e sociais centradas na preparação de jovens para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O projeto é um meio de praticar a solidariedade, a parceria de instituições públicas e privadas e o engajamento da sociedade em ações que podem ser executadas conjuntamente, sendo uma proposta de intervenção na realidade social que representa, na prática, a quinta competência exigida na redação do Enem.

O Enem 2021 registrou o menor número de participantes desde que o exame é usado como acesso ao ensino superior. A partir de 2005, o Enem passou a ser utilizado para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e, em 2009, ganhou o formato atual e tornou-se vestibular para a maioria das universidades federais. “Nos últimos anos, a educação no Brasil vem sendo negligenciada. Defender o Enem é defender o acesso ao ensino superior”, explica Éverlan.

Em Poço Fundo foram realizadas duas ações educativas no plenário da Câmara de Vereadores. A estudante Sofia Prado pretende cursar medicina e participou do aulão. “A iniciativa é interessante, me ajudou bastante, além de ajudar as pessoas com os alimentos arrecadados”, relata Sofia. A assessora legislativa Larissa Paes organizou todas as etapas para acolher o projeto na cidade. “É necessário criarmos mecanismos e parcerias para realizarmos ações que possam inserir os jovens do município em universidades. Foi um evento produtivo e dinâmico, os alunos gostaram muito e esperamos receber o projeto mais vezes na cidade”, ressalta Paes.

Em Conselheiro Lafaiete, o Aulão Solidário de Redação para o Enem foi realizado no Teatro Municipal Placinda de Queiroz e contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. As doações foram repassadas para a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac) que atende pessoas de Lafaiete e região

Provas do Enem serão reaplicadas em janeiro

O exame será reaplicado em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do Enem para adultos privados de liberdade, jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020 que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.

Informações sobre o projeto Aulão Solidário de Redação para o Enem no link