Busca

Parceria do “QG da Inovação” e Gerdau

terça-feira, 29 de outubro de 2019 às 08:17 - por, redacao.

Desenvolvimento econômico


O espírito empreendedor renovado para os alunos de Congonhas e região.


O “QG da Inovação” é um importante espaço para troca de experiências e aprendizado acerca do processo de transformação da economia a partir do desenvolvimento tecnológico. Nele, interagem atores como grandes, médias e pequenas empresas, quem ainda quer lançar seu negócio, instituições de ensino, o poder público e entidades de fomento da causa.

Algumas escolas das redes municipal e estadual de ensino e faculdades da região já estão participando deste processo. Na última terça-feira, 22, foi lançada uma turma de JA Startup (parceria da StartSe com a Junior Achievement que envolve empreendedorismo, inovação e estimula nos jovens a mentalidade necessária para criarem suas próprias empresas usando a metodologia startup). Outra parceria envolve a FaSar e o programa Gerdau Transforma,

com objetivo de igualmente despertar o empreendedorismo e promover a interação dos universitários com a inovação. Na próxima etapa, serão disponibilizadas 15 vagas para alunos da universidade .

Em parceria com a Gerdau, o QG da Inovação proporciona aos alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Larmatine de Freitas a oportunidade de conhecerem e aplicarem os modernos conceitos, as ferramentas e estratégias para a criação e desenvolvimento de startups.

O programa JA Startup, iniciativa da Junior Achievement, é um programa de educação em empreendedorismo para os jovens, e é arquitetado a partir de métodos e inteligência de negócios da StartSe (que é uma startup que conecta profissionais, empreendedores e corporações à Nova Economia).

Instalada no próprio “QG da Inovação”, a Diretoria de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Congonhas, é a responsável pelo desenvolvimento da Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo Digital, de Startups, de Empresas de Inovação e Tecnologia.

Na avaliação de Jonatan Mendes, gerente de Operações da JA Startup Minas Gerais, o projeto, considerado por ele como sensacional e que está sendo viabilizado em parceria com a Gerdau e a Prefeitura, “tem o principal objetivo de levar os conceitos que atualmente são utilizados pelas startups em processos de inovação de grandes empresas para que estes jovens consigam compreender que inovar não é algo tão difícil, distante, e que eles podem ser protagonistas, desenvolvendo as soluções do futuro. Hoje temos um novo cenário na economia. As profissões e os empregos estão em pleno processo de mudança. Cada vez mais precisamos desenvolver mais habilidades, é mais do que uma questão de conteúdo. E o JA Startup proporciona muito mais do que ensinamento da criação de startup: traz oportunidades de identificar problemas, criar soluções. Ter uma empresa como a Gerdau, além de um município que apoia e que abraça este projeto faz toda a diferença”.

Oferecer a jovens a possibilidade de enveredar no mundo da tecnologia é o mesmo que soltar um enxame de abelhas em um pomar florido.  Izabela Ferreira Magalhães, aluna do 1º Ano da Escola Estadual Lamartine de Freitas já se tornou fã deste tema. “Eu quando ouvi falar de startup fiquei muito curiosa para saber mais, assim como meus amigos. Ficamos muito felizes por estar representando a nossa escola lá [no QG] e achei que o curso poderia me ajudar muito a conversar com público e empreender de alguma forma. A geração de hoje está muito ligada â internet e ela acaba ajudando a surgir várias ideias novas. Uma startup pode ajudar muito neste processo. É muito bonita essa ideia da Gerdau, da Prefeitura e da JA Startup de dar essa oportunidade única para nós, acho que pode ajudar cada um na sua experiência profissional, e, como temos que trabalhar em grupo, a equipe está muito unida e isso ajuda muito, porque nós aprendemos de uma certa maneira a conviver mais coletivamente”.

Ana Carolina Azevedo Oliveira Damaceno é outra aluna que concorda que este projeto no qual a escola está envolvida em parceria com a Gerdau, JA startup e o QG da Inovação irá demonstrar o potencial deles, alunos, de tirarem o melhor proveito das novas tecnologias.

Mesmo para quem já nasceu plugado com as novidades tecnológicas e sabendo aonde quer chegar, a certeza é de que ainda precisa conhecer melhor o caminho. A estudante Alice Brito Silva afirma que a Startup é uma forma de trabalho nova para ela.

Foto&Texto: PMC / Secom – Alunos participantes