Busca

Poesia, matemática e meio ambiente

sexta-feira, 30 de novembro de 2018 às 07:25 - por, redacao.

Educação


Destaques do Prêmio Mérito Pedagógico na cidade de Congonhas.


Educar não é apenas compartilhar o conhecimento. Educar é uma arte que transforma o mundo onde vivemos. Pensando nisso, os professores da rede municipal de ensino desenvolvem, a cada dia, projetos que conciliam o conteúdo curricular a novas metodologias, sempre de forma lúdica e interativa. Para valorizar esses profissionais, foi realizado, na noite desta quinta-feira, 29, na Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, o 13° Prêmio Mérito Pedagógico Paulo Freire. A premiação não só celebra o trabalho dos educadores, mas também incentiva a criação de novas ações pedagógicas. Os autores dos projetos de destaque foram premiados com R$ 4 mil. Todos os professores inscritos foram homenageados.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Zelinho, do presidente da Câmara Municipal, Adivar Geraldo Barbosa, da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, da diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rosilene Pereira de Sousa Junqueira, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Dias de Melo, além de alunos, professores, familiares e amigos dos homenageados. O Grupo de Câmara da Secretaria Municipal de Educação se apresentou durante a cerimônia.

Os 34 projetos enviados à Secretaria Municipal de Educação foram divididos nas categorias Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Anos Finais do Ensino Fundamental. Os professores desenvolveram atividades com base no lema deste ano: “Família e escola: construindo educação”. Os trabalhos foram analisados por uma banca formada por profissionais da Educação e deles foram selecionados os vencedores.

Na categoria Educação Infantil, o 1º lugar ficou com a professora Larissa Maria da Silva Afonso, do Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, com o projeto “Meu quintal é maior que o mundo: poesia e direitos de aprendizagem”.

Na categoria Anos Iniciais, quem recebeu o prêmio foi o professor Khalmel Gabriel Lima de Oliveira, da E. M. Rosália Andrade da Glória, com o projeto “Brincando com a matemática: uma proposta interdisciplinar”.

Já na categoria Anos Finais, o 1º lugar ficou com a professora Márcia de Assis Menezes, da E.M. José Monteiro de Castro, com o projeto “Cuidando das águas, reciclando o óleo”.

Mérito Pedagógico

O Prêmio Mérito Pedagógico busca reconhecer e valorizar o trabalho dos professores da rede municipal de ensino que, ao longo do ano letivo, desenvolveram algum projeto educacional, com resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos. Ele é regulamentado por meio de Decreto Municipal e Resolução publicada no Diário Eletrônico da Prefeitura de Congonhas. A indicação dos representantes das escolas ocorre na própria instituição e, posteriormente, é credenciado no sistema de avaliação da Secretaria Municipal de Educação.

Foto & Texto:   Secom / PMC