Busca

Alunos da região reagem de forma positiva à novidade

sexta-feira, 01 de maio de 2020 às 16:36 - por, admin.

Ensino remoto


Rede de ensino de todas as escolas buscam solução para enfrentar a pandemia.


Os ensinos na rede municipal da região têm optado pelo retorno das atividades escolares. Nesta última semana, a grande novidade foi à confirmação das atividades escolares, agora com atividades remotas.

Nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Congonhas e Ouro Branco, milhares de estudantes estavam sem atividades há mais de 30 dias, por conta do isolamento social, causado pela CODIV-19.

Buscando solução para o problema, na última semana, responsáveis na área de educação objetivando preservar a ligação do aluno com a entidade escolar, realizaram reuniões virtuais com diretores e definiram entre o setor pedagógico de vários municípios, o uso da plataforma do “WhatsApp” para o repasse das atividades  escolares para os estudantes.

Conforme apuração, diretores das escolas municipais de grande parte do Alto Paraopeba e região das Vertentes, também criaram grupos na plataforma popular existente em qualquer aparelho celular, com os pais e responsáveis, para acompanhar a importância da realização das tarefas enviadas.

As atividades agora são enviadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para que sejam feitas com a ajuda e supervisão dos familiares. Caso alguma família não tenha acesso à internet, uma logística é preparada pela Secretaria de Educação de cada prefeitura, para atender a todos.

Escolas Estaduais

Como foi recentemente anunciado, a Rede Minas iria veicular, a partir de 11 de maio, aulas voltadas aos estudantes da rede pública estadual, cujas atividades presenciais estão suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pela secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna. As transmissões, irão fazer parte de um Plano de Estudos Tutorado apresentado pela chefe da pasta, contudo entraves políticos e jurídicos , adiaram os planos e se acredita que na próxima semana, teremos novidades oficiais a respeito deste assunto, anunciado por parte do Governo de Estado.

Escolas particulares

Pedagoga
Cláudia G. Albuquerque,

Em nossa região, os educandários particulares já realizam aulas constantes através da internet. Variadas plataformas em diversos aplicativos, já estão sendo utilizados para solução do problema. Algumas pedagogas comentaram com a redação (ESTADOATUAL) a respeito da aplicação digital no ensino; segundo uma profissional que não quis se identificar (Colégio Particular e Rede Municipal de Ouro Branco) o ensino via internet é uma ótima alternativa de complementação, contudo, não substitui em definitivo o ensino presencial.

Já em entrevista com o Jornalista Carlos Pacelli a pedagoga Cláudia G. Albuquerque, Supervisora Pedagógica – Especialista em Educação /EFB (Escola Estadual Monsenhor Horta e Colégio PotênciaConselheiro Lafaiete) comentou: “Eu acredito firmemente na mudança de postura que vai acontecer na educação, o ensino remoto pode se transformar em um ferramenta obrigatória no âmbito escolar. Temos que aprender a utilizar novas ferramentas e nos capacitar a ter uma nova visão pedagógica do ensino.

– O aprendizado está mudando, e certamente o aluno não irá perder conteúdo, com o complemento da desta tecnologia. Na escola particular onde trabalho, os estudantes têm mostrado maior interesse e participação nas aulas de todas as disciplinas, um fato surpreendente, foi perceber que as crianças, se adaptaram rapidamente a ferramenta e alguns deles, pedem para aumentar o tempo de aula. (Fica mais tia, já acabou, que pena…)”. Ao concluir, a pedagoga afirmou que após a pandemia estaremos certamente implantando este hábito do ensino remoto como um complemento extra curricular.