Busca

Copa Profeta de Jiu-Jitsu

segunda-feira, 09 de setembro de 2019 às 10:44 - por, redacao.

Em Congonhas


Encontro reuniu mais de 200 atletas no Nova Cidade


Mais uma vez o Ginásio Poliesportivo José Juracélio de Santana, no Nova Cidade, sediou um grande evento esportivo. A 4ª Copa Profeta de Jiu-Jitsu, realizada neste domingo, 8, reuniu 250 atletas de todas as idades e uma grande torcida de Congonhas e região. O evento, organizado pela Academia Capivara Team, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, também promoveu uma ação social, com arrecadação de 1 kg alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades congonhenses.

A competição premiou as categorias Infanto-juvenil, Juvenil, Master e Adulto. Todos os participantes receberam medalhas de participação. Já a categoria Adulto Absoluto recebeu premiação em dinheiro.

Por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, atletas participantes de projetos sociais tiveram isenção na taxa de inscrição. Atualmente, três programas da Caveirinha Jiu-Jitsu Family são desenvolvidos em Congonhas, sendo eles na APAE, no Dom Oscar e no Primavera. Uma turma também será implantada na Matriz. Segundo o professor Rafael Leite, muitas vezes os alunos não têm condições financeiras de participar dos campeonatos. Por isso, ações como a promovida pela Prefeitura são importantes. “A função social dos projetos é formar cidadãos e afastar os meninos da criminalidade. A luta está no segundo plano. Queremos atuar nessa área, trazendo os jovens, para que eles não desviem o caminho”, completou.

Pela primeira vez, o atleta Heitor Ribeiro participou de um campeonato de jiu-jitsu, luta que ele pratica há um mês na escolinha do Primavera. Para a mãe, Rosângela Ribeiro, “é muito bom para ele, para não ficar na rua. O projeto é muito bom”, destacou.

Segundo o professor da Academia Capivara Team, Emerson Pereira da Silva, por meio do jiu-jitsu, é possível construir disciplina, respeito, dignidade. “A gente constrói seres humanos, e não atletas. Depois que fizemos esse campeonato, a arte marcial do jiu-jitsu difundiu muito mais. Só sucesso”, pontuou, elogiando a parceria feita com a Prefeitura.

Direto de Coronel Xavier Chaves, a lavradora Marli Timóteo trouxe os filhos Caio César, 8, e Cauã Lucas, 10, para competir. “O coração fica na mão vendo eles competirem, mas é bom demais. Se todas crianças pudessem praticar jiu-jitsu, seria ótimo. A disciplina deles é ótima e o desempenho na escola melhorou”, disse. Para Caio, o campeonato foi muito bom. Sobre o esporte, ele afirma: “Eu gosto porque me ensina muito a respeitar os outros”.

“É aquilo que nosso Governo preza: não é só construir os equipamentos esportivos, temos que fazer eles funcionarem. Parcerias como essa provam que incentivamos o esporte maciçamente. Isso é muito bacana”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, que enfatizou que o Nova Cidade tem se tornado um centro de eventos esportivos.

Fotos & Texto: PMC / Assessoria de Comunicação – SECOM