Busca

Capoeira de Congonhas

terça-feira, 13 de agosto de 2019 às 08:38 - por, redacao.

Esporte


Durante festival, equipe desenvolve formas de contribuir mais para a vida das pessoas.


No último final de semana, atletas que representam o GTP Grupo Terra Preta Capoeira de Congonhas participaram do 6º Festival Cultural ”Amigos do Toinzinho 2019”, realizado em um centro de lazer da cidade de Orlândia, no interior paulista, com participação de mais de 200 capoeiristas de todos os lugares do Brasil e também convidados de outros países. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), os capoeiristas de Congonhas puderam se qualificar, ao participarem de cursos ministrados por grandes mestres e absorverem experiências que poderão ser replicadas na cidade.

A equipe de Congonhas recebeu diversas lições ao entrarem em contato com pessoas, cada uma com um nível de dificuldade, mas que as superam por meio da prática da capoeira. Segundo Marlon Oliveira, coordenador do grupo em Congonhas, oficineiros de vários estados do Brasil orientaram os capoeiristas da equipe a disseminarem sempre mensagens positivas através da arte da capoeira, com o objetivo de oferecer algo melhor para a vida das pessoas.

“Um mestre que atualmente está na cadeira de rodas nos passou que, nem por estar nesta situação, ele deixa de seguir uma das coisas de que mais gosta, que é a capoeira. Com certeza, esta é uma lição pra vida toda. Outra grande atração foi a apresentação dos alunos de capoeira da APAE, de Orlândia, que no final ainda foram graduados. Foi muito lindo e emocionante ver a felicidade deles, dos pais e também do professor, que consegue, através da capoeira, fazer o que todos nós também conseguimos, que é exatamente isto: fazer muitas coisas para o bem estar das pessoas. Tivemos a luta, a dança e outras atividades culturais, como uma oficina de dança afro e samba de roda. Enfim, aprendemos a cada instante. Este festival mudou nossas vidas. Nós, capoeiristas do GTP Capoeira Congonhas, agregamos novos conhecimentos e retribuiremos à nossa cidade, que nos apoiou, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, repassando estes conhecimentos. Pretendemos realizar um grande evento como este em nossa cidade em breve”, promete Marlon Oliveira.

Foto& Texto: Secom/ Assessoria de Comunicação/ PMC