Busca

Bombeiros e Concessionária Via 040 emitem nota oficial a respeito da tragédia

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019 às 19:27 - por, redacao.

Acidente em Congonhas


Três helicópteros trabalharam durante atendimento as vítimas.


Uma van particular que seguia no sentido Rio de Janeiro se acidentou, hoje, por volta das 6h30, no km 603 da BR-040, entre Ouro Preto (MG) e Congonhas (MG). O veículo, com 16 passageiros e motorista, saiu da pista e capotou na ribanceira. A concessionária prontamente encaminhou ao local veículos de resgate e ambulâncias, sendo 2 delas tipo UTI. Ao mesmo tempo, a empresa acionou o Corpo de Bombeiros (Cobom), unidades do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU), Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Estado de Minas Gerais, Polícia Militar, e a autoridade policial da pista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Trabalharam no salvamento e pronto atendimento às vítimas, 42 Bombeiros Militares, 14 socorristas da Via 040, além de socorristas do SAMU. Ao todo, foram 9 viaturas do Cobom, 3 helicópteros, 4 ambulâncias da concessionária, além de guinchos e outros equipamentos para manobras operacionais de liberação da pista no menor tempo possível.

Para realização das manobras de salvamento, pouso e decolagem do helicóptero, além da perícia (Polícia Civil), a pista precisou ser interditada em momentos alternados, sendo totalmente liberada às 10h10.

Não houve vítimas fatais e os 17 feridos foram encaminhados para o Hospital João XXIII (Belo Horizonte), Hospital Maternidade São José (Conselheiro Lafaiete) e Hospital Bom Jesus (Congonhas).  As causas do acidente ainda serão analisadas pela perícia. As condições da pista e da sinalização estavam boas, entretanto o tempo, no momento da ocorrência, era chuvoso e a pista estava molhada.