Busca

Fortes chuvas deixam população em estado de alerta

terça-feira, 25 de outubro de 2022 às 12:53 - por, admin.

Em Barbacena e Carandaí


Na Região das Vertentes, Bombeiros foram muito acionados para atendimento de várias ocorrências, queda de árvore, telhado destruído e famílias desabrigadas na cidade de Carandaí.


O forte temporal desta tarde de segunda-feira (24/10), causou a queda de várias árvores sobre vias públicas na cidade de Barbacena, o Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado, ao final da tarde para atendimento de várias ocorrências, devido às fortes chuvas na cidade e região. A maioria dos chamados se referiam a queda de árvores em via pública, sendo as árvores retiradas da via e o trânsito liberado, outras árvores chegaram a cair sobre a rede elétrica, sendo o local isolado e sinalizado para prevenir o risco de eletrocussão. Nesses casos, as equipes fizeram contato com a CEMIG para desligamento da energia a fim de possibilitar a continuidade dos trabalhos de corte das árvores e liberação das vias.

Durante os atendimentos não houveram vítimas, apenas danos matérias na cidade.

Fortes ventos derrubaram telhado provocando ruptura de rede elétrica e risco de eletrocussão registrado na rua Comandante Jairo Pereira da Silva, bairro Santa Cecília. Chegando ao local, foi constatado que um telhado galvanizado foi deslocado pelos fortes ventos e parou sobre a residência vizinha. O arremesso de toda a estrutura (telhas e caibros) provocou a ruptura dos fios da rede elétrica, deixando-os energizados em contato com a via pública (Fotos).

Uma guarnição de Socorro (ABTS 8958) realizou imediatamente o isolamento da área e acionamento da CEMIG no local, uma vez que havia riscos, posteriormente, a equipe vistoriou as duas edificações e constatou não haver danos estruturais nas residências atingidas.

A SETRAN também foi acionada para controle do trânsito e, a ela, foram repassadas as situações de segurança até que a equipe da CEMIG se fizesse presente e efetuasse o reparo da rede.

Carandaí ficou debaixo de gelo após temporal com chuva de granizo.

A cidade próxima de Carandaí ainda contabiliza os prejuízos causados por um temporal, acompanhado de chuva de granizo. Diversas ruas do município ficaram cobertas de gelo e telhados de casas foram danificados. Segundo a prefeitura, a tempestade durou cerca de 30 minutos, entre 17h30 e 18h, e deixou a população ajustada com receio de que se repetisse o temporal ocorrido em 2008, quando também caiu uma chuva de granizo. À época, casas foram destruídas e pessoas ficaram feridas. Não há relato de pessoas feridas por causa da chuva desta segunda. A Defesa Civil ainda apura o número de pessoas que tiveram telhados de casa atingidos por pedras de granizo.

Durante a manhã desta Terça-feira (25), a defesa civil de Carandaí ainda mapeava os prejuízos causados pelo temporal de granizo de ontem e as famílias afetadas começavam a ser atendidas na Prefeitura Municipal para elaboração de um plano para diminuição dos impactos.

Foto: A cidade de Carandaí passou novamente por uma chuva de granizo no final desta segunda-feira,pedras de tamanho considerável assustaram moradores de regiões distintas da cidade. O volume de pedras, embora menor que das outras vezes, assustou cidadãos