Busca

Cômodos de uma cozinha ficaram destruídos

segunda-feira, 01 de agosto de 2022 às 08:16 - por, redacao.

Incêndio em igreja histórica


Caso foi registrado na tarde deste domingo (31) na cidade de Tiradentes


Equipes do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados, na tarde deste domingo, (31/7), para o atendimento de uma ocorrência de incêndio numa edificação que fica no adro da Igreja da Santíssima Trindade, na cidade de histórica de Tiradentes, localizada a 125 Km de Conselheiro Lafaiete/MG. No local, militares se depararam com um incêndio de grandes proporções, tomando um conjunto de cômodos onde funcionava uma cozinha.

O fogo atingiu maquinários de produção de pastéis, utensílios domésticos e diversos móveis, além de também ter derrubado o telhado e comprometido as estruturas da construção. Ao lado dos militares, também atuaram nesta ocorrência um Tenente reformado do Corpo de Bombeiros, funcionários e um caminhão da Defesa Civil de Tiradentes. Com o uso de duas linhas de mangueiras de combate a incêndios, militares conseguiram controlar as chamas e realizar o rescaldo, evitando que o fogo voltasse ou se espalhasse para o restante dos cômodos ou se direcionasse para a igreja.

 “Fomos acionados já no final da tarde e nos deslocamos para lá imediatamente. Quando chegamos, boa parte do local estava tomado pelas chamas. Trata-se de um conjunto de cômodos onde funcionava uma cozinha de fabricação de pastéis, por isso, o fogo destruiu diversos maquinários relacionados a esta produção, assim como muitos utensílios de cozinha, armários, fogões e um freezer. As chamas estavam muito altas e também atingiam um bambuzal nos fundos. Por isso, foi necessário que armássemos dois diferentes pontos de combate com duas linhas de mangueiras. Após mais de duas horas de trabalhos, conseguimos controlar a situação”. Informou o Sargento BM Márcio, chefe da equipe que atendeu a ocorrência.

Ainda segundo os militares, quatro botijões de gás de grande capacidade também foram atingidos pelas chamas e precisaram ser removidos do local. Sobre as causas, o Sargento Márcio afirma que “Havia um grande bambuzal nos fundos dos cômodos e há uma suspeita de que o fogo tenha começado lá. O local é protegido pelo Patrimônio Histórico Federal e, de acordo com as informações que recebemos, haverá uma perícia técnica na manhã desta segunda-feira, o que poderá esclarecer o que de fato aconteceu”.

Devido ao forte calor gerado pelas chamas, boa parte do telhado desabou e as paredes ficaram danificadas. Por isso, o imóvel atingido foi interditado e será necessária uma vistoria técnica por parte da Defesa Civil, para verificar as condições estruturais do imóvel.

Fotos: BMMG – Participaram da ocorrência os Bombeiros Militares Sargento Márcio e Cabos Giovanni e Morais