Busca

Plantação de aveia destruída, prejuízo em várias fazendas.

sábado, 03 de setembro de 2022 às 11:05 - por, redacao.

Incêndios em Cons.Lafaiete e região


Bombeiros de diversas localidades, alertam: Incêndio em vegetação, apague essa ideia!


Na tarde da quinta-feira, 1º de setembro, um incêndio destruiu cerca de 5 hectares de área de pastagem e mata de eucalipto, próximo ao Posto Cupim em Cristiano Otoni/MG, vizinha cidade de Conselheiro Lafaiete. O fogo começou por volta das 17h e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros após trabalho utilizando técnicas de combate a incêndio florestal, destruindo área equivalente a cinco campos de futebol; quatro árvores de eucalipto de grande dimensão, ficaram com partes dos troncos em brasas o que demandou cuidados especiais evitando assim a queda das mesmas na rodovia 040. Brigadistas contaram com o apoio da Concessionária Via 040 para a sinalização das viaturas durante a atuação. Bombeiros Militares, reforçaram a importância de que não se inicie focos de incêndio, visto que se alastram com facilidade nesta época do ano e trazem danos ao meio ambiente e ao patrimônio além de riscos a população.

Na região, fogo queimou cerca de oito hectares, de uma plantação de aveia.

Na tarde de sexta-feira, dia 2 de setembro, equipes do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei/MG, foram acionados para combater um incêndio numa fazenda no Povoado de Januário, no Distrito do Rio das Mortes, localizado aproximadamente a 94 Km de Conselheiro Lafaiete. No local, as chamas atingiram uma grande área de plantação de aveia da empresa Safra. De acordo com o Sargento Nascimento, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “O fogo se espalhou rapidamente, muito devido aos fortes ventos deste período. Além dos nossos militares, foi necessário o apoio de funcionários da fazenda para os trabalhos, que contaram com o uso de abafadores e de tratores de irrigação”. Ainda segundo o Sargento, a equipe também requisitou o uso de dois outros tratores da fazenda para fazerem aceiros, visando evitar que o fogo se espalhasse ainda mais. Após três horas de combate e cerca 20 mil litros de água, militares conseguiram controlar as chamas. O trabalho foi realizado pelos militares Sargentos BM Nascimento e Mauro Sérgio e Cabo BM Vinicius.

Próximo da represa de Camargos, chamas atingiram cerca de 200 hectares e várias propriedades na região

Ainda no dia 2 de setembro, militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados, para combate a um incêndio de grandes proporções nas proximidades da represa de Camargos. No local, algumas fazendas foram tomadas pelas chamas. De acordo com o Sargento BM Adenir, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “Foi um incêndio que tomou uma área muito grande. O fogo estava muito intenso, devido ao tempo seco e os fortes ventos. Além dos nossos militares, funcionários das fazendas também auxiliaram no combate”. Ainda segundo os brigadistas, mesmo após cerca de sete horas de trabalhos, o fogo não foi totalmente extinto”. Com o cair da noite, o combate fica muito perigoso, pois a falta de visibilidade pode representar um grande risco aos combatentes. Por isso, neste período nós realizamos monitoramento, além de termos nos assegurado de que as chamas não colocariam em risco áreas construídas”, explica o Sargento. No local foi estimado o total de uma área queimada com aproximadamente, 200 hectares. O combate foi realizado pelos militares Sargentos BM Adenir e Ávila e Cabo Santiago.

Fotos: BMMG – Chamas destruíram diversas fazendas da região